Plantão Jamildo.com | Publicado em 10/10/2025, às 10h00
O deputado federal Mendonça Filho deve deixar o União Brasil. Duas siglas estão de portas abertas para receber o ex-ministro. PSD e o partido Novo. O parlamentar integra a mesma legenda desde os tempos do antigo PFL, passando pelo Democratas até a fusão com o PSL, que deu origem ao União Brasil.
Nos bastidores, já é ventilado que Mendonça deve cotado para disputar a reeleição à Câmara dos Deputados pelo PSD, partido presidido em Pernambuco pela governadora Raquel Lyra. No entanto, a possibilidade perdeu força diante da dificuldade de acomodação política nas chapas proporcionais tanto do PSD assim como acontece no União Brasil.
O partido Novo em Pernambuco busca ter dois ou três deputados federais em Pernambuco, segundo o presidente estadual da legenda, Técio Teles, que disputou a prefeitura do Recife em 2024. Outro pré-candidato à deputado federal pela legenda é o vereador do Recife Eduardo Moura, que tem aparecido em pesquisas relacionadas à disputa pelo Governo do Estado.
O movimento ocorre em meio ao processo de reorganização partidária no Congresso Nacional. Com a cláusula de desempenho pressionando as legendas menores, o Partido Novo deve priorizar a formação de chapas proporcionais, abrindo mão de disputar cargos majoritários em 2026.
Outro nome está de malas prontas para o partido Novo é o deputado estadual Renato Antunes, atualmente filiado ao Partido Liberal (PL). A mudança é tratada como certa nos bastidores. Há uma semana, Antunes esteve na sede estadual do partido ao lado do presidente Técio Teles e dos vereadores Felipe Alecrim e Eduardo Moura.
“Foi um momento importante para conversar sobre a boa política e os desafios da cidade do Recife e de todo Pernambuco”, afirmou o parlamentar nas redes sociais, após o encontro.
O prazo legal para a troca de partidos se encerra em abril de 2026, período que antecede as convenções partidárias do próximo ano eleitoral.
Mendonça Filho comenta decisão que suspende curso de Medicina da UFPE voltado ao Pronera
Após pontuar em pesquisas, Eduardo Moura chama atenção do Novo Nacional e tem agenda em MG
Mendonça Filho será relator da PEC da Segurança Pública na Câmara