Cynara Maíra | Publicado em 07/01/2025, às 10h56
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inicia as atividades de 2025 na quarta-feira (08/01) com a posse do novo desembargador Marcos Antônio Matos de Carvalho. Até então, Marcos era procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
A cerimônia solene será conduzida pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, às 9h30, no Salão Nobre do Palácio da Justiça, no Recife.
Com 25 anos no MPPE, Marcos Carvalho assume a vaga destinada ao Quinto Constitucional do Ministério Público de Pernambuco.
A nomeação do então Procurador-geral ocorreu após Marcos ser escolhido para lista tríplice do Quinto Constitucional para entrar no Pleno do TJPE. Em novembro a governadora Raquel Lyra (PSDB) escolheu o Marcos para entrar no Tribunal.
A partir desse ano, o Tribunal de Contas terá uma ampliação, mudando de 52 para 58 desembargadores. O aumento no número de servidores da área tem o objetivo de assegurar uma melhora na eficiência e acessibilidade na prestação de serviços jurídicos do estado.
Com a saída de Marcos, os procuradores decidem hoje a lista tríplice dos candidatos que a governadora Raquel Lyra deverá escolher para nomear o próximo procurador-geral do MPPE.
Marcos Antônio Matos de Carvalho, natural do Recife, é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Direito Público e Processual Civil, além de mestrado em Direito Constitucional.
Com papel de destaque em várias funções de liderança no Ministério Público, Marcos teve diversas atuações nas áreas dos direitos humanos e no combate à corrupção.
O novo desembargador já esteve à frente da Procuradoria Geral de Justiça e focou a gestão em modernizações, como a digitalização de processos e maior transparência nas ações ministeriais. Além disso, coordenou comissões especiais voltadas à proteção do meio ambiente e à defesa do patrimônio público.
A solenidade contará com a presença de autoridades dos três poderes, membros do MPPE, magistrados, familiares e amigos do novo desembargador.
Crediamigo do Banco do Nordeste desembolsa R$ 12 bilhões em 2024
Álvaro Porto reúne deputados para discutir atraso de Raquel Lyra em pagar emendas
Pernambuco termina 2024 com redução de violência e Governo Raquel cita melhor dezembro em 11 anos