Cynara Maíra | Publicado em 08/05/2025, às 10h23
Poucos dias após confirmar sua pré-candidatura a deputado federal na eleição de 2026, o ex-prefeito de Paudalho e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia (Podemos), esteve em Brasília na quarta-feira (07) para prestigiar o aniversário da presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu.
Uma das responsáveis por definir o quadro de candidatos do partido para Câmara dos Deputados no próximo ano, Renata Abreu é figura importante dentro do Podemos para se prestigiar.
Como líder do partido em Pernambuco, Marcelo já tem a força dentro do estado para consolidar sua candidatura, utilizando esse ano pré-eleição para ampliar as bases em âmbito nacional.
Além do presidente da Amupe, também estiveram no evento:
Após terminar o mandato como prefeito de Paudalho no final de dezembro de 2024, Marcelo Gouveia estruturou como articulação para o cargo de deputado federal o plano de renovar a liderança na Amupe.
Anteriormente com o novo prefeito de Aliança, Pedro Henrique Freitas (PP), como adversário de Gouveia pela presidência da Associação, os políticos negociaram uma chapa de unidade.
O acordo prevê que Marcelo saia da liderança da Amupe em 2026 para focar na candidatura da Câmara dos Deputados e Pedro fique na liderança da Associação.
A manutenção do ex-prefeito de Paudalho no grupo deve facilitar a articulação do político com outros prefeitos e autoridades, já que amplia o acesso a essas figuras.
Com as negociações políticas atuais e a ampliação dos cargos do Podemos no Governo de Pernambuco, Marcelo deve entrar na chapa de Raquel Lyra (PSD) no pleito.
O principal desafio será a fusão entre o PSDB com o Podemos, já que a legenda tucana em Pernambuco está nas mãos do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, que se aproxima de João Campos (PSB) e já teve diversos impasses com Raquel.
Perseguido por mulher que quer casamento, Padre Fábio de Melo vira cidadão de Pernambuco
Concurso: TCE assina contrato de R$ 1,7 milhão com Fundação Getúlio Vargas
Em dobradinha com Pedro Alcântara, Fernando Ferro entra na disputa pela presidência do PT-PE