Marcelo Gouveia sai em defesa de Raquel Lyra

Presidente da Alepe cobrou publicamente pagamento de emendas à governadora Raquel Lyra em evento da Amupe e Marcelo Gouveia reagiu à fala

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 28/04/2025, às 17h28 - Atualizado às 18h00

Marcelo Gouveia disse que Raquel Lyra já paga mais emendas parlamentares do que governo Paulo Câmara - Divulgação
Marcelo Gouveia disse que Raquel Lyra já paga mais emendas parlamentares do que governo Paulo Câmara - Divulgação

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, saiu em defesa da governadora Raquel Lyra, nesta segunda-feira, depois de o presidente da Alepe, Álvaro Porto, ter cobrado em público, na abertura do congresso dos municípios, o pagamento as emendas parlamentares.

"É importante o Poder Legislativo atuando junto ao Poder Executivo na questão das emendas, mas também é importante registrar que nunca se executou tantos recursos como no atual governo. É uma constatação, é algo real", afirmou, em conversa com o site Jamildo.com, nesta tarde.

"O percentual de execução das emendas no governo passado era na casa dos 30% e agora, no atual governo, fica em torno dos 50% das emendas. Então, sabendo que temos muito a avançar, mas sabemos também que estamos no caminho certo".

Qual o busilis?

Na abertura oficial do 8º Congresso da Amupe, com a presença da governadora Raquel Lyra, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), aproveitou seu discurso para cobrar publicamente o pagamento das emendas impositivas de 2024, que foi empenhado em 2025, mas ainda sem data para pagamento.

Ao falar depois de Porto, na abertura, Raquel chegou a retrucar, ao afirmar que não tinha dúvida de que Álvaro Porto iria aprovar o empréstimo solicitado pelo Executivo.

A governadora, por sua vez, disse que o empréstimo de R$ 1,5 bilhão seria destinado a melhorias em estradas e abastecimento de água. Ela reafirmou a parceria com a Assembleia Legislativa e expressou confiança na aprovação do projeto.

"Não tenho dúvida nenhuma dessa parceria com a Assembleia Legislativa e de tudo que a gente tem conseguido fazer junto. Todos os projetos de lei que encaminhamos para Casa foram aprovados e eu quero aqui agradecer Álvaro a parceria do Poder Legislativo do Estado de Pernambuco", afirmou Raquel Lyra.

Ao discursar, Álvaro Porto destacou que os deputados e deputadas, assim como as prefeituras designadas, aguardam ansiosamente os recursos necessários para implementar os projetos planejados.

"Deputados e deputadas que fizeram as destinações aos municípios, assim como as prefeituras designadas, vivem a expectativa de receber recursos para pôr em prática o que foi planejado. Diante dessa situação, fazemos aqui, inclusive, um apelo ao Governo do Estado para que execute o pagamento das emendas 2024 de modo a possibilitar o que foi planejado pelos municípios", declarou Porto.

A Assembleia Legislativa solicitou ao Governo o detalhamento do uso desse empréstimo e informou que a matéria só será votada nas comissões após a resposta a essa demanda. Ao final do evento, a governadora cumprimentou Álvaro Porto, que respondeu com um beijo na testa.