Álvaro Porto dá 'bypass' em Raquel e cria medalha do bicentenário da PM

Mesa Diretora da Alepe chamou para si iniciativa de criar medalha comemorativa de 200 anos da PM, comandada por Raquel Lyra

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 26/04/2025, às 10h50 - Atualizado às 11h01

Festa dos 200 anos da Pm será em junho deste ano - PM/Divulgação
Festa dos 200 anos da Pm será em junho deste ano - PM/Divulgação

Sem alarde, mais um gesto simbólico pode ser interpretado como uma demonstração do afastamento e das rusgas entre os chefes dos poderes Executivo e Legislativo de Pernambuco. Os dois foram aliados no PSDB, mas hoje seguem projetos distintos.

A "briga" entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o deputado Álvaro Porto (PSDB) pode estar chegando até a distribuição de honrarias.

Apesar de Raquel Lyra, como governadora, ser comandante suprema da Polícia Militar, segundo a Constituição do Estado, o deputado Álvaro Porto chamou para a Assembleia, outro poder, a tarefa de criar a "Medalha Comemorativa em Celebração do Bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco".

A escolha dos agraciados com a medalha caberá a uma comissão especial, indicada pela própria mesa diretora da Assembleia Legislativa, comandada pelo presidente Álvaro Porto. Um dos aliados mais próximos é o coronel Alberto Feitosa, do PL de Bolsonaro e ligado às forças policiais.

O detalhe é que a governadora Raquel Lyra, segundo informações de bastidores, também estaria planejando a distribuição de honrarias para a mesma ocasião - o bicentenário da PM.

Assim, há risco em 2025 de existirem duas honrarias com a mesma finalidade no Estado, para comemorar o bicentenário da PM. Uma de cada poder. Uma entregue por Álvaro Porto, outra por Raquel Lyra.

"A Medalha Comemorativa em Celebração do Bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco - PMPE, será cunhada em bronze, terá a cor de ouro e conterá, em uma das faces, a imagem frontal do Palácio Joaquim Nabuco para a Rua da Aurora, destacando-se as figuras das estátuas dos dois leões laterais, contendo a inscrição Assembleia Legislativa de Pernambuco - A Casa do Povo Pernambucano, e, na outra face, a imagem frontal do quartel do Derby, contendo a inscrição 2025 - Ano do Bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco", diz a proposta da Assembleia, obtida pelo site Jamildo.com.

LEIA A JUSTIFICATIVA DA MEDALHA DA ASSEMBLEIA

A briosa Polícia Militar do Estado de Pernambuco completa 200 anos de criação no dia 11 de junho de 2025. Sendo assim, faz-se mister que esta Casa Legislativa preste justa e devida homenagem a esta instituição e àquelas pessoas, físicas e jurídicas, que contribuem para sua defesa e desenvolvimento, uma vez que a atuação da PMPE é essencial para a manutenção da ordem pública e para a proteção da vida e do patrimônio dos pernambucanos e das pernambucanas.

Diante disso, e tendo em vista a instalação, no dia 26 de novembro de 2024, da Comissão Especial para celebração do Bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), criada pelo Ato nº 1.806, de 14 de novembro de 2024, sob a Presidência do Deputado Antonio Moraes, Vice-Presidência do Deputado Joel da Harpa e Relatoria do Deputado Coronel Alberto Feitosa, foi solicitada a criação de medalha alusiva ao Bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco – PMPE, prontamente acatada por esta Mesa Diretora, os termos da presente proposta, em conformidade com o que dispõe o § 1º do art. 2º da Resolução nº 1.892, de 18 de janeiro de 2023.

Tendo em vista o exposto, solicita-se o valoroso apoio dos nobres parlamentares desta Assembleia Legislativa para aprovação do presente projeto de Resolução.