Lula lidera disputa digital pela primeira vez em 2025 e supera Michelle Bolsonaro

Clara Nilo | Publicado em 01/09/2025, às 11h43 - Atualizado às 12h23

- Isac Nóbrega/Arquivo/PR
COMPARTILHE:

Pela primeira vez desde a criação do Índice Datrix dos Presidenciáveis (IDP), em janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança da disputa digital. Em agosto, o petista alcançou 24,39 pontos, alta de 15% em relação ao mês anterior.

Em julho, o crescimento foi diretamente influenciado pela reação do presidente ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Já em agosto, o aumento está ligado ao aumento do engajamento nas redes sociais do petista e pela repercussão em veículos de imprensa, páginas de influenciadores e declarações de outros políticos. 

O levantamento, que mede a força de potenciais candidatos ao Planalto a partir da análise de redes sociais, mostrou outras mudanças também. Ciro Gomes (PDT) saiu do sexto para o segundo lugar, com 16,62 pontos, embalado por especulações sobre sua possível entrada no PSDB.

A direita como um todo apareceu de forma negativa. Michelle Bolsonaro (PL), que havia liderado em julho, passou para a sétima posição, com uma queda de 53%. Ela perdeu metade do engajamento em resposta à crise de notícias negativas sobre as  investigações que o seu marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está passando pela Polícia Federal.

Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Jr. (PSD-PR), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Romeu Zema (Novo-MG)  também tiveram uma baixa perfomance e foram alvo de críticas de setores bolsonaristas. Zema ainda fechou o mês de agosto com pontuação negativa após declarações sobre o Nordeste consideradas  xenofóbicas.

Lula segue à frente de Eduardo Bolsonaro em nova pesquisa do Futura Inteligência

De acordo com pesquisa publicada pelo Instituto Futura Inteligência na última semana, o presidente Lula está à frente do filho do ex-presidente Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PL), em simulação da corrida para a Presidência da República em 2026. 

No primeiro cenário, Lula aparece com 32,6% de inteções de votos, enquanto o herdeiro do ex-presidente aparece com 19,5%. Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece em seguida, com 13%, e Ciro Gomes (PDT) surge em quarto lugar, com 7,2%.

Confira a pesquisa completa aqui.

Lula Michelle Bolsonaro Eleições 2026

Leia também

Eduardo Moura roubaria votos de Raquel Lyra na eleição de 2026 contra João Campos


Prefeitura do Recife realiza fim de semana de entregas no Brejo da Guabiraba e Cohab


Raquel Lyra vai autorizar licitação para construção de batalhão no Cabo de Santo Agostinho após aumento de violência