Lula é esperado em Garanhuns para entrega de Hospital do Amor em julho

Plantão Jamildo.com | Publicado em 22/06/2026, às 18h31

-
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar Pernambuco no próximo mês, às vésperas do fim do prazo para formalização de palanques eleitorais, marcado para 4 de julho. A agenda, segundo anúncio feito pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB), ao lado dos deputados Felipe Carreras (PSB) e Cayo Albino (PSB), terá como destino Garanhuns, no Agreste Meridional, onde foi construído uma unidade oncológica vinculada ao modelo do Hospital de Amor.

A visita, ainda sem data oficial confirmada, deve ocorrer em meio à reta final das articulações no estado e deve ser o último palanque da pré-campanha do estado, num município aliado do pré-candidato ao governo, João Campos (PSB). Será a última agenda do presidente em Pernambuco antes das convenções partidárias do ciclo eleitoral de 2026.

O equipamento em construção no município é associado à marca “Hospital de Amor”, referência ao modelo do Hospital de Amor de Barretos (SP), e não corresponde a uma nomenclatura oficial da unidade. O projeto prevê atendimento oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco em prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer para pacientes do Agreste e de outras regiões do interior.

A estrutura está sendo implantada no bairro Dom Hélder Câmara, em Garanhuns, com administração da Fundação Pio XII. A previsão de funcionamento é de até 20 mil atendimentos mensais. O investimento federal integra o Novo PAC Seleções, com recursos também para aquisição de equipamentos. A Prefeitura de Garanhuns é responsável pela infraestrutura local e acessos viários.

Nas redes sociais, o deputado federal Felipe Carreras comentou a fase final das obras em vídeo publicado em formato de reels. “Está chegando a hora. O sonho está virando realidade. Muitos não acreditaram, mas a gente vê que quando se quer, se faz. O presidente Lula assumiu o governo, ele fez. Está pronto, está lindo. Padrão internacional. A altura do que merece o povo de Garanhuns e de todo o agreste meridional”, afirmou.

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, também destacou a expectativa de inauguração durante evento no município. “Estou muito feliz de estar vivenciando esse momento histórico para Garanhuns, agreste e Pernambuco. Recordo desde o início, do pedido ao ministro Alexandre Padilha, ao Mozart Sales, ao presidente Lula, para que pudesse implantar esse hospital aqui. Neste mês de junho, será a inauguração com o presidente Lula”, disse.

Anteriormente, ao Jamildo.com, Albino afirmou que a unidade integra um conjunto de investimentos no município, incluindo maternidade, centro de parto normal, equipamentos de saúde, obras de infraestrutura e intervenções em mobilidade. Segundo ele, a maternidade em construção às margens da BR-423 conta com investimento de R$ 60 milhões do Governo Federal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O prefeito também citou ações em áreas como educação, pavimentação e iluminação pública em bairros como a Cohab III, além de obras de equipamentos sociais. A duplicação da BR-423 também foi mencionada entre os projetos em andamento.

Lula Eleições 2026

Leia também

Pesquisa Ipsos-Ipec mostra estabilidade na avaliação do governo Lula e leve alta na percepção regular


Após tensões sobre palanque duplo, Lula declara apoio a João Campos para governador


Com rumores de visita de Lula, Hospital do Amor em Garanhuns deve ser entregue em março