Plantão Jamildo.com | Publicado em 28/09/2025, às 13h08
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã deste domingo (28), de uma caminhada em homenagem aos 95 anos do Ministério da Educação (MEC), realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Durante o evento, Lula fez referência a seu antecessor, Jair Bolsonaro, ao comentar sobre as motociatas realizadas no governo passado.
“Não tem motociata, não tem pornochanchada, tem caminhada. Caminhada de educadores”, declarou Lula, no encerramento do percurso.
A fala ocorreu dias depois do discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU, em que defendeu a soberania nacional. O presidente também mencionou o encontro rápido que teve com Donald Trump, ocasião em que combinaram uma futura reunião. Até então, o governo Trump tentava interferir no processo que levou à condenação de Bolsonaro a 27 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
“Temos consciência de que é através da educação, da creche à universidade, da alfabetização ao curso de engenharia, que vamos tornar o Brasil soberano para nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil”, disse Lula.
Lula esteve acompanhado da primeira-dama Janja e percorreu 3 quilômetros. Também houve trajetos de 5 km e 10 km. Durante a caminhada, o presidente gravou um vídeo para as redes sociais reforçando que a educação é fundamental para a soberania nacional.
Participaram do evento os ministros Camilo Santana (Educação), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Alexandre Padilha (Saúde) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais). O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o presidente do PT, Edinho Silva, também marcaram presença.
Embed para o site de Jamildo Melo
Antonio Lavareda diz que esquerda ganhou fôlego com "enterro" da PEC da Blindagem
Em dois meses, aprovação do governo Lula cresce sete pontos e chega a 50%, revela Ipespe
Trump comenta encontro com Lula nos EUA: “Tivemos uma excelente química"