Plantão Jamildo.com | Publicado em 19/11/2025, às 16h28
Senador Humberto Costa (PT) iniciou, na quarta-feira (18), uma série de compromissos pelo interior de Pernambuco. A agenda, prevista para três dias, contempla visitas a seis municípios das regiões do Agreste e Sertão, encontros com 12 prefeitos e articulações com lideranças políticas locais. Segundo o senador, as visitas destacam entregas recentes do mandato e investimentos federais destinados aos municípios.
A primeira parada ocorreu em Belo Jardim, no Agreste Central. Ao lado do prefeito Gilvando Estrela (União Brasil), Humberto participou da entrega de equipamentos adquiridos com recursos de emenda parlamentar de sua autoria. "Estamos fazendo esse gesto, que com toda certeza, vai ajudar em tarefas nobres. Principalmente no que diz respeito a área da saúde. Essas duas caminhonetes vão permitir o trabalho da política de saúde da família" disse o parlamentar, durante a entrega.
Já em Sanharó, ao lado do prefeito Cesar Freitas (PSD), Humberto Costa comentou nas redes sociais que assumiu o compromisso que vai apresentar novas emendas do município: "Principalmente pavimentação e com apoio na área da saúde", afirmou o senador.
A próxima parada será em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, onde se reúne com lideranças regionais e terá um encontro com o prefeito Zeca Cavalcanti (Podemos). Na pauta, demandas prioritárias da gestão municipal e anúncios de novos repasses.
Em Salgueiro, no Sertão Central, Humberto vai tratar de projetos locais com o prefeito Fabinho Lisandro (PSD), além de visitar a UPA do município. Apenas em 2024, o senador destinou R$ 1,6 milhão para iniciativas nas áreas de infraestrutura e saúde da cidade.
A maior concentração de gestores municipais está prevista para Ouricuri, no Sertão do Araripe. O senador se reunirá com prefeitos e vereadores da região para discutir demandas do Polo Gesseiro. Entre os participantes confirmados estão os prefeitos Victor Coelho (Ouricuri/Republicanos), Teto Teixeira (Moreilândia/PSDB), Gildevan Melo (Santa Filomena/PSD), Otávio Pedrosa (Bodocó/MDB), Júnior Pinto (Exu/PSD), George de Sidney (Granito/PT) e Cachoeira (Santa Cruz/Avante).
Ainda no Araripe, Humberto visitará o município de Araripina para agendas com o prefeito Evilásio Mateus (PDT). O roteiro inclui inspeções em obras do Hospital de Câncer do Sertão (HCS) e do campus do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão-PE), onde o parlamentar registrará vídeos sobre o andamento dos projetos.
A programação será concluída em Trindade, também no Araripe, em encontro com a prefeita Helbinha Rodrigues (MDB) para tratar de emendas e demandas locais. Ao comentar a agenda, o senador afirmou que os investimentos federais têm chegado aos municípios.
“As ações do governo do presidente Lula estão chegando a cada cidade de Pernambuco, transformando a vida das pessoas com investimentos concretos em saúde, educação e infraestrutura. Nosso mandato tem sido um braço forte dessa parceria, garantindo que os recursos necessários cheguem ao nosso povo”, declarou.
A rota de Humberto Costa é dominada pela família Coelho, região que Miguel Coelho, pré-candidato ao Senado nas eleições 2026 é forte e venceu, inclusive, em alguns municípios da região quando concorreu ao governo de Pernambuco nas eleições 2022.
A vantagem do senador, que buscará a reeleição no próximo ano, é justamente a aplicação de emendas parlamentares. A reeleição do petista é "a prioridade" da legenda, como disse o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Carlos Veras, no PodJá - o podcast do Jamildo.
Presidente do PT defende Jorge Messias como novo ministro do STF
Pesquisa 2026: Marília e Humberto se isolam na frente em nova Datafolha; direita empata
Novo diretório do PT-PE é empossado com grupos diversos na liderança de Carlos Veras