Yan Lucca | Publicado em 27/06/2024, às 22h01
Na noite desta quinta-feira (27), a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, recebeu o título de Cidadã do Recife, em solenidade ocorrida no plenário da Câmara de Vereadores. A proposição foi da vereadora Liana Cirne, aprovada em 20 de maio por 25 votos a favor, uma abstenção da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e quatro votos contrários, dos vereadores Alcides Cardoso (PL), Felipe Alecrim (Novo), Fred Ferreira (PL) e Ronaldo Lopes (PP).
A solenidade lotou a galeria, além do próprio plenário da casa de José Mariano. Militantes, apoiadores, políticos, movimentos sociais de esquerda e movimentos sindicais marcaram presença na noite que contou com homenagens e manifestações culturais.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) presidiu a solenidade. Na mesa, estavam presentes a autora do requerimento, Liana Cirne (PT), a homenageada, além da senadora Teresa Leitão, do senador Humberto Costa, o deputado federal Carlos Veras, o deputado estadual e presidente estadual do PT, Doriel Barros e representando o prefeito João Campos, Aldemar Santos, secretário de Governo.
Também estavam presentes o assessor especial do Ministério das Relações Institucionais, Mozart Júlio Tabosa Sales, representando o ministro Alexandre Padilha e o ex-deputado e ex-vereador, Sílvio Costa.
Após a execução do hino nacional, a vereadora Liana Cirne ocupou a tribuna da casa e, em um discurso combativo e exaltador, reafirmou o motivo de conceder a mais alta honraria da casa a Holffmann, pontuando seus atributos, sua atuação ao lado do presidente Lula da Silva (PT) e sua ligação com a capital pernambucana.
"Porque quando a gente olha para você, a gente entende que nós não vamos aceitar um milimetro a menos do que a gente sabe que a gente é... Nas vezes em que eu sofri violência política de gênero, e sim, às vezes a gente tem medo, às vezes a gente tem ansiedade… E a minha mãe disse: 'seja corajosa como Gleisi Hoffmann', você, Gleisi, é uma referência de coragem para nós", disse a vereadora Liana Cirne.
Em outro momento do seu discurso, Liana falou sobre a tentativa de se conceder o mesmo título a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, e comemorou a reprovação do requerimento. "A mesma câmara Municipal, que recusou e rejeitou a proposta de um título de cidadã para um nome ligado ao fascismo, votou o título de cidadã recifense para Gleisi Holffmann", disse.
Após o discurso de Liana, foi, então, entregue o título à Gleisi Holffmann, seguido de uma apresentação do coro terapêutico do Instituto de Pesquisa para Terceira Idade que cantou uma interpretação da música "Asa Branca".
Respectivamente, o filho da vereadora Liana Cirne, Pedro Lins, entregou à homenageada uma peça artesanal do ceramista Nuca, representando um leão.
Também discursaram a Senadora Teresa Leitão e Humberto Costa, que enalteceram a cidade e felicitaram a ex-ministra Gleisi Holffmann e parabenizaram Liana Cirne pela iniciativa.
No seu discurso, Humberto Costa ressaltou a atuação de Gleisi durante a operação Lava-Jato e do seu protagonismo na defesa do Partido dos Trabalhadores e do presidente Lula.
Gleisi então subiu a tribuna e agradeceu aos presentes, além de exaltar a cidade do Recife e o estado de Pernambuco, enumerando as várias figuras exportadas do estado para atuarem nacionalmente. "Uma cidade rebelde contra a injustiça", disse Holffmann.
Após o discurso, o ex-prefeito do Recife, João Paulo, junto ao pescador Jadilson e o professor da UFRPE, Gilberto Rodrigues, foi feita e entrega de um artesanato a Gleisi.
Gleisi Helena Hoffmann, natural de Curitiba, possui uma extensa trajetória de militância desde os tempos do movimento estudantil. Advogada, ingressou na vida pública pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e posteriormente se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Durante a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Operação Lava-Jato, Gleisi foi uma das vozes mais ativas em sua defesa.
Atualmente, ela é deputada federal e preside o Partido dos Trabalhadores.
Acompanhe notícias de economia e política em jamildo.com, editado pelo jornalista Jamildo Melo, ex-titular do Blog de Jamildo do Jornal do Commercio (JC).
Lula no Recife: Presidente chega na próxima terça-feira (2)
Eleições 2024: Em Maceió, um céu de brigadeiro para a reeleição do prefeito JHC
Eleições 2024: Cabo de Santo Agostinho comemora avanços na Saúde