Cynara Maíra | Publicado em 08/11/2024, às 07h43
Já no modus operandi para 2026, a governadora Raquel Lyra (PSDB) tem se movimentado velozmente desde o fim das eleições municipais de 2024 em ações como líder do Governo de Pernambuco.
O plano da gestora é melhorar sua avaliação com o eleitorado pernambucano, principalmente da Região Metropolitana do Recife.
Apesar de 2024 já ter sido marcado como um ano com anúncios importantes por parte da gestão Lyra, Raquel tem feito mais proposições desde o fim do segundo turno.
Os aliados da política citam que o início de 2024 foi o período de transição entre "arrumar a casa" e começar a implementar suas propostas de governo.
Na soma entre a programação da quinta-feira (07) com o que já está previsto para esta sexta-feira (08), Raquel teve cinco ações ou iniciativas para os pernambucanos, enquanto apenas hoje aparecerá em quatro locais diferentes do Recife.
A quinta já começou no Morro da Conceição, quando a governadora e Priscila Krause (Cidadania) acompanharam o início da primeira etapa da obra de reconstrução do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que desabou em 30 de agosto de 2024.
Raquel também anunciou que a primeira fase da obra deverá ser finalizada antecipadamente, ainda no dia 27 de novembro. O plano inicial era de que ocorresse no começo de dezembro, de forma a garantir a realização da festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira afetiva do Recife, em 8 de dezembro.
A governadora afirmou que a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) vai garantir altar, iluminação, cadeiras, etc, provisórios para realização dos festejos.
Apesar de não ter feito um anúncio público sobre o tema, apenas divulgando pela Assessoria de Imprensa do Governo de Pernambuco, a Compesa também iniciou nesta semana os testes da primeira etapa de setorização da rede de abastecimento no Morro da Conceição e do Alto José do Pinho.
O plano é de que os moradores tenham água todos os dias antes da Festa de Nossa Senhora da Conceição.
Já no Palácio do Campo das Princesas, Raquel entregou as primeiras carteiras de identificação para pessoas com fibromialgia.
Cumprindo a Lei Estadual nº 16.690 de 2019, que garante prioridade de atendimento para pessoas com fibromialgia em instituições e serviços, sejam eles privados ou públicos, no Estado de Pernambuco. O projeto foi de autoria do deputado estadual Romero Sales Filho (União Brasil).
As carteiras serão entregues nas Gerências Regionais de Saúde (Geres) para as pessoas cadastradas pela Secretaria de Saúde (SES-PE) em um censo online sobre pernambucanos com a doença. 1.215 pessoas foram cadastradas e o primeiro lote traz 430 carteiras, com previsão de que mais 500 carteiras sejam entregues na primeira semana de dezembro.
Com renovação de mais de 90% da frota da Secretaria de Defesa Social (SDS), Raquel também entregou na quinta 58 novas viaturas para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica, a partir de recursos do Juntos pela Segurança.
Foram entregues 40 viaturas e 18 motocicletas, ambas para atividades policiais de socorro e salvamento. O Corpo de Bombeiros também conseguiu 34 carros locados e 14 motos que serão distribuídos pelo interior do estado, enquanto também chega 6 caminhonetes para o Instituto Médico Legal (IML).
Mais voltada para regiões do interior, no qual ganhou com maior facilidade nas eleições de 2022 e precisava apresentar entregas aos seus cabos eleitorais, Raquel deve apresentar mais propostas para RMR a partir de agora.
A governadora ainda assinou dois contratos de viabilização de residenciais do Programa Morar Bem, em parceria com o Minha Casa, Minha Vida. O Governo do Estado doou terrenos para que a iniciativa privada captasses recursos da Caixa e viabilizasse a construção dos habitacionais populares.
A autorização assinada por Raquel permite a construção do Residencial Engenho do Meio, no Recife, com 128 unidades habitacionais, e o Residencial Pesqueira, com 144 unidades no Agreste de Pernambuco.
No noite da quinta, Raquel ainda se reuniu com a prefeita eleita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), para discutir o carnaval da cidade.
Nesta sexta-feira (08), Raquel estará junto a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, para incluir a assinatura de Pernambuco no termo Plano Juventude Negra Viva, que visa garantir a igualdade racial e assegurar os direitos da juventude negra. A assinatura deve ocorrer às 12h.
Lyra antes irá às 9h para o Seminário Gás Natural para Transição Energética Sustentável e Igualitário, promovido pela Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).
Raquel participará o resto do dia do Rec'n'Play em diversas atividades dentro do festival do conhecimento.
De olho no Prefeito do Recife, João Campos (PSB), e uma possível futura disputa com o socialista em 2026, a governadora precisa conquistar parte do eleitorado da capital e suas intermediações.
Vitoriosa na maioria das cidades da RMR, Raquel precisará enfrentar a popularidade do socialista nos arredores e deve utilizar entregas na região para melhorar a visão do eleitorado.
Palácio comemora queda no número de homicídios pelo sexto mês consecutivo
Empresa aponta Pernambuco na liderança de roubo de cargas no Nordeste
Vitória de Trump gera tensões entre Gilson Machado e Liana Cirne