Cynara Maíra | Publicado em 26/08/2024, às 10h22
Depois do lançamento da pesquisa Simplex/CBN sobre a disputa eleitoral pela Prefeitura de Caruaru, a governadora Raquel Lyra (PSDB) correu para seu reduto de forma a garantir a reeleição do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB).
Os números do levantamento mostram a diminuição da distância entre Rodrigo e Zé Queiroz (PDT), que estão empatados tecnicamente.
No domingo (25), Raquel Lyra participou de uma carreata ao lado de Rodrigo Pinheiro (PSDB) e sua candidata a vice-prefeita, Dayse Silva (PSDB). Os políticos percorreram 35 ruas de Caruaru.
Raquel aproveitou o momento para reafirmar o apoio a Rodrigo Pinheiro, seu ex-vice-prefeito. A líder do Executivo de Pernambuco aposta na parceria entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Caruaru como vantagem pela reeleição do seu candidato.
"Estamos aqui para trabalhar juntos e, agora, temos a oportunidade de fazer Caruaru crescer sem deixar ninguém para trás. O que não conseguimos fazer antes, faremos juntos, eu no Governo do Estado e Rodrigo na Prefeitura de Caruaru", afirmou a governadora.
Na pesquisa Simplex de Caruaru, o cenário com todos os candidatos mostra Rodrigo Pinheiro com 31,3% das intenções de voto, enquanto Zé Queiroz fica com 29,6%. Como a margem de erro é de 4,38 pontos percentuais, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.
Com relação aos números da pesquisa de julho de 2024, Pinheiro oscilou 4,3 pontos para cima e Queiroz cresceu 6,8%. A aceleração do ex-prefeito da cidade preocupa Raquel, que não quer perder a cidade, principalmente para um candidato apoiado por João Campos (PSB).
Em um comparativo apenas com Zé Queiroz e Rodrigo Pinheiro, o político do PDT se aproxima cada vez mais do atual prefeito, veja linha do tempo desde a pesquisa Simplex de julho de 2023:
No terceiro lugar está o deputado federal Fernando Rodolfo (PL), com mais de 20 pontos abaixo dos candidatos. O candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 6,7% do eleitorado de Caruaru.
Candidato de Marília Arraes (Solidariedade), Armandinho (Solidariedade) fica na quarta posição, com 2,5% das intenções. Michelle Santos (PSOL) e Maria Santos (UP) não chegam nem em 1% na disputa, com respectivamente 0,8% e 0,3% na pesquisa.
A pesquisa entrevistou presencialmente 500 eleitores de Caruaru entre os dias 18 e 19 de agosto. Com índice de confiança de 95%, o levantamento tem registro no Tribunal Superior Eleitoral pelo número PE-03989/2024.
Eleições 2024: Meira destoa do PL e pede votos para Rodrigo Pinheiro; aliados de Fernando Rodolfo criticam
Eleições 2024: Quem é o candidato a vereador mais incensado por João Campos?
No Cabo, Lula Cabral vai recorrer de decisão judicial e mantem campanha nas ruas