Eleições 2024: adversários somados têm menos de um terço das intenções de voto de João Campos

Yan Lucca | Publicado em 19/08/2024, às 18h35

Candidatos à PCR - Foto: Internet
COMPARTILHE:

Nesta segunda-feira (19), a pesquisa Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades, divulgou o resultado das intenções de voto dos recifenses para o pleito deste ano.

Segundo o levantamento aferido entre os dias 10 e 13 de agosto, o atual prefeito da cidade e candidato à reeleição pelo PSB, João Campos, pontua 71,6% das intenções de voto no 1º turno.

O fato curioso é que os números dos adversários somados não chegam a um terço das intenções de voto do socialista. Seguido de João Campos, o ex-ministro e candidato de Bolsonaro Gilson Machado Neto (PL) surge com 11% das intenções de voto com um empate técnico com o candidato oficial de Raquel Lyra, Daniel Coelho (PSD), que pontuou 5,3%.

Dani Portela (PSOL) aparece com 2,6% e Técio Teles (NOVO) aparece com 0,7%. Brancos e nulos somam 4% e os indecisos chegam a 4,8%.

As projeções para um eventual segundo turno também são favoráveis ao socialista. Com larga vantagem sobre seus principais adversários, a pesquisa analisou os seguintes cenários:

João Campos e Gilson Machado

O socialista João Campos ganharia com 77,2% contra 16,2% de Gilson Machado. Ninguém/Branco/Nulo somam 2,7% e NS/NR/Indeciso somam 2,9%.

João Campos e Daniel Coelho

Novamente João Campos ganharia com 76,4% contra 14,8% de Daniel Coelho. Neste cenário, Ninguém/Branco/Nulo somam 6,0% e NS/NR/Indeciso somam 2,8%.

Esta é apenas a primeira pesquisa divulgada nesta primeira semana eleitoral. Na quinta-feira (22), o Instituto Datafolha também divulgará um levantamento agregando novos números a esses primeiros dias de start (começo)  da campanha pela Prefeitura do Recife.

Sobre a pesquisa

Inicialmente divulgada pela Exame, a pesquisa foi registrada no TSE como PE-00582/2024 e realizou 800 entrevistas entre os dias 10 e 13 de agosto. A metodologia usada foi a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador).

A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e a confiabilidade é de 95%.

João Campos Eleições 2024 Daniel Coelho Gilson Machado

Leia também

Eleições 2024: políticos do Recife se mobilizam em 1º fim de semana de campanha; veja ações dos candidatos


Eleições 2024: Datafolha lança primeira pesquisa sobre disputa no Recife após início de campanha


Eleições 2024: diretor da Rádio Maranata declara apoio a João Campos; ação pode dividir voto evangélico