Cynara Maíra | Publicado em 18/10/2024, às 12h40
Nesta sexta-feira (18), foi divulgada a Paraná Pesquisas sobre a disputa no segundo turno da capital do Rio Grande do Norte, Natal.
O levantamento demonstra vantagem para o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) contra a também deputada federal Natália Bonavides (PT).
No questionamento estimulado, em que os candidatos são citados pelo pesquisador, Paulinho Freire conseguiu 50,9% das intenções de voto. Natália Bonavides está com mais de 20 pontos abaixo, ao atingir 38,9%.
Os eleitores que citaram planejam votar em nenhum/branco/nulo formou 6,2%, enquanto "não sabe/não respondeu" ficou com 3,9%.
Na estratificação, Natália só consegue vantagem entre os eleitores que têm até o ensino fundamental completo, no qual fica com 44,5%. Nesse grupo, Paulinho Freire, fica com 38,6%.
Sobre a expectativa de vitória, 56,4% acredita que Paulinho ganhará a disputa no segundo turno. A porcentagem daqueles que acham que Natália Bonavides irá ganhar é menor do que o número de eleitores que pretendem votar em Natália, com 32%.
A rejeição da candidata do PT também apresenta números elevados, quase que revertendo as intenções de voto. Natália Bonavides fica com rejeição de 52,1%, enquanto Paulinho Freire tem 38,8%.
Os eleitores que citam que poderiam votar em ambos os candidatos chegam em 9,5%. Não sabe/não respondeu formou 3,4%.
Há planos de que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), irá para Natal fazer campanha pela candidata do PT, que a pesquisa demonstra desvantagem no segundo turno.
A pesquisa entrevistou 760 eleitores entre os dias 14 e 17 de outubro de 2024. A margem de erro é de 3,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiabilidade em 95%. O levantamento tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número de protocolo RN-00006/2024.
Raquel Lyra anuncia fim da alíquota do FEEF, com foco em aumentar competitividade de Pernambuco
TCE alerta Lupércio por despesas com pessoal acima do limite em Olinda
Alexandre de Moraes anula reeleição antecipada de presidente da Assembleia do Sergipe