Cynara Maíra | Publicado em 26/09/2024, às 17h00
Nesta quinta-feira (26), o site Jamildo.com entrevistou o ex-prefeito e candidato à Prefeitura de Petrolina Odacy Amorim (PT). Além de Odacy, já foram sabatinados os candidatos Simão Durando (União Brasil) e Júlio Lóssio (PSDB).
Na sexta-feira (27), o site termina as sabatinas com os cinco maiores colégios eleitorais de Pernambuco com a entrevista de Lara Cavalcanti, candidata do PL.
A transmissões ao vivo ocorre às 16 horas no instagram do site (@blogdojamildo).
Sobre o conflito entre a cidade de Petrolina e a Compesa, o candidato afirma que não é necessário brigar com o Estado, sendo favorável um plano de meta de investimento para concessão.
"Quando eu entrei na prefeitura fazia 15 anos que a Prefeitura não paga uma conta d'água". Amorim inclusive alfinetou ao dizer que a cidade continua devendo à Compesa, o que dificultaria a negociação.
Odacy afirmou que pretende criar uma maternidade municipal, já que a unidade estadual não supre todas as necessidades da cidade.
O candidato defendeu um plano de ações climáticas, direcionando 1% do orçamento municipal para pesquisa, principalmente acompanhando a qualidade da água. O político diz que seria uma média de R$ 400 milhões ao ano.
"Os prefeitos que vinheram depois de mim não investiram em saneamento básico, principalmente no governo de Miguel Coelho e Simão Durando", diz Odacy Amorim. O político diz que, se eleito, pretende sanear toda cidade de Petrolina.
O postulante também citou que tem facilidade de buscar recursos federais, tanto com o apoio de parlamentares quanto com o presidente Lula (PT).
O ex-prefeito relembrou que foi o responsável por armar a guarda municipal na cidade. "Faz 16 anos que a guarda municipal de Petrolina já anda armada", relata o ex-prefeito. Entre suas sugestões para melhorar a segurança, o objetivo é fazer segurança para os agentes, criar destacamento da guarda e uma patrulha escolar.
Sobre a área econômica, o candidato diz que pretende facilitar que os empreendedores consigam exportar suas produções agrícolas para o exterior. Odacy aproveitou o tema para alfinetar a atual gestão "a prefeitura da cidade ta acabando com a agropecuária da cidade".
Sobre a possibilidade de apoiar os candidatos em segundo turno, o político afirma que ele que irá para segunda etapa.
Respondendo a Júlio Lóssio, Odacy diz que o grupo de Simão Durando preferia que Júlio fosse para segundo turno porque "seria mais fácil de bater".
"O povo de Petrolina sabe que Simão votou em Bolsonaro [..] são gente que não toma posição", falou o político sobre o apoio que recebe do presidente Lula. "Eu sou um político autêntico, eu tenho um lado".
Veja na íntegra a transmissão ao vivo:
Eleições 2024: pesquisa Atlas mostra números inéditos para disputa pela Prefeitura do Recife
TCE barra contratos temporários da FUNASE para atuar no lugar de defensores
Eleições 2024: enquanto João Campos viraliza com colecionáveis, Dani Portela critica também com "figurinhas"