Eleições 2024: Mirella lidera, mas empate técnico continua em Olinda

Cynara Maíra | Publicado em 17/09/2024, às 11h21

Pesquisa mostra empate técnico entre os quatro principais candidatos - Montagem: jamildo.com
COMPARTILHE:

Nesta terça-feira (17), o Blog do Elielson divulgou a pesquisa Simplex do mês de setembro sobre a disputa pela Prefeitura de Olinda. Os resultados do levantamento manteve um cenário acirrado entre os quatro principais candidatos no pleito. 

Ao contrário da pesquisa Ipespe/Folha de Pernambuco, no qual a ex-secretária Mirella Almeida (PSD) estava acima da margem de erro entre os demais políticos, a aliada do prefeito Lupércio (PSD) lidera apenas numericamente na Simplex.

Empate técnico entre quatro candidatos de Olinda 

Na disputa, Mirella tem 18% das intenções de voto, com apenas 1,5% a mais que Izabel Urquiza (PL), que pontua 16,5%. 

Empatados com Mirella e Izabel estão Vinicius Castello (PT) e Antônio Campos (PRTB), respectivamente com 12,7% e 8,4%. Campos empata com a candidata do PSD próximo ao limite da margem de erro.

Esse número reduzido para Antônio Campos fez com que o político do PRTB reclamasse do levantamento, acusando-o de imprecisão pelo número reduzido de eleitores ouvidos para amostra. 

Fora do empate técnico, está o vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho (PP), com 3,1% das intenções de voto. O candidato do PCO, Clécio Basílio, ficou com 0%. 

O levantamento ainda demonstra um amplo volume de pessoas indecisas (19,4%) e eleitores que não pretendem votar em nenhum dos candidatos, seja branco ou nulo (21,9%). 

Assim como as demais pesquisas em Olinda, a análise demonstra que deve ocorrer um segundo turno na disputa, mas o empate técnico entre os principais candidatos dificulta na apresentação de quem serão os protagonista em uma sequência das eleições municipais na cidade.

Na rejeição, Márcio Botelho e Izabel Urquiza são os com maiores índices de rejeição, respectivamente com 46,8% e 45,3%. Mirella é a menos rejeitada. Veja o ranking de mais rejeitados:

Sobre a Pesquisa Simplex de Olinda

O levantamento ouviu 400 eleitores entre os dias 09 e 11 de setembro. A margem de erro é de 4,89%, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PE-03936/2024.  

Eleições 2024 Olinda Mirella Almeida pesquisa

Leia também

Com 63 anos, morre o deputado estadual José Patriota


Eleições 2024: Rodrigo Pinheiro defende sua reeleição durante sabatina do Jamildo.com


Eleições 2024: desejo por continuidade aumenta entre eleitores do Recife, mostra pesquisa