Eleições 2024: Mirella lidera em Olinda enquanto 3 candidatos empatam no segundo lugar

Cynara Maíra | Publicado em 10/09/2024, às 07h33

Candidatos para Prefeitura de Olinda em 2024 - Montagem: jamildo.com
COMPARTILHE:

Nesta terça-feira (10), foi divulgada a pesquisa Ipespe/Folha de Pernambuco com as intenções de voto para Prefeitura de Olinda.

Com uma mudanças em relação aos últimos levantamentos, a candidata do prefeito Lupércio (PSD) e ex-secretária da cidade, Mirella Almeida (PSD) lidera disputa com 23% do eleitorado. A candidata tem a maior coligação em Olinda, com 12 partidos, e recebeu R$ 1.510.000,00 do fundo eleitoral de seu partido. 

Mesmo que tenha vantagem no levantamento, a gestão de Professor Lupércio teve índices negativos. 53% dos eleitores afirmaram que desaprovam a administração do aliado de Mirella, enquanto 42% aprova. 5% não soube ou não respondeu. 

Durante a sabatina com Jamildo Melo na segunda-feira (09), Mirella afirmou que sua pesquisa é o povo e que trabalha com o objetivo de sair vitoriosa ainda no primeiro turno das eleições

Segundo lugar tem empate e mostra possível segundo turno

Apesar desse desejo da candidata, o cenário demonstra altas chances de um segundo turno na cidade, com três políticos empatados tecnicamente na segunda posição. 

Com apenas oito pontos abaixo de Mirella, está a também ex-secretária da gestão Lupércio e candidata do PL, Izabel Urquiza, com 15% das intenções de voto. O vereador Vinicius Castello (PT) tem apenas um ponto abaixo de Izabel, com 14%, enquanto Antônio Campos (PRTB) termina o grupo de empate com 12%. 

Tanto Antônio quanto Izabel já disputaram as eleições anteriormente, enquanto Vinicius é vereador na cidade de Olinda. Mesmo que tenha vantagem numérica com relação aos outros candidatos, Urquiza tem uma das maiores rejeições, com 51% a declarar que não votaria de jeito nenhum na política. 

Abaixo dos quatro candidatos empatados pelo segundo lugar, está o vice-prefeito da cidade, Márcio Botelho (PP), com 3%, e Clécio Basílio (PCO), que tem 2% das intenções.

Com índices baixos, Botelho empata com Urquiza no índice de rejeição, com 51% dos eleitores a afirmar que não votariam de jeito nenhum no vice-prefeito. Márcio participará hoje da sabatina no Instagram do Jamildo.com (@blogdojamildo), a entrevista ocorrerá às 10h. 

17% dos eleitores afirmaram que não votariam em ninguém, votariam em branco ou anulariam o voto. 14% não sabe ou não quis responder. Com esse cenário, ainda há margem para mudanças nos índices, ao conquistar o voto dos indecisos. 

Sobre a pesquisa Ipespe

A pesquisa Ipespe entrevistou 500 eleitores entre os dias 5 e 7 de setembro. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,45%. O levantamento tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir do número PE- 02146/2024.

Sabatina com candidatos de Olinda

Nesta semana, o Jamildo.com faz uma série de sabatinas com os candidatos à Prefeitura de Olinda. Na segunda-feira foi a ex-secretária Mirella Almeida. 

Confira programação: 

Olinda Mirella Almeida pesquisa

Leia também

Exclusivo: professora pede nova cautelar ao TCE para contemplar 2 mil que ficaram no CR


Eleições 2024: Mirella Almeida é primeira entrevistada na Sabatina do Jamildo.com em Olinda


Eleições 2024: Justiça acata Elias e pesquisa divulgada por Mano é suspensa