Cynara Maíra | Publicado em 10/09/2024, às 09h28
Márcio Botelho (PP) é o segundo convidado de Jamildo Melo para série de sabatinas com os candidatos à Prefeitura de Olinda.
O Jamildo.com começou as sabatinas na segunda-feira (09) com a ex-secretária de Desenvolvimento da gestão Lupércio (PSD), Mirella Almeida (PSD).
Por conta de um compromisso de todos os candidatos na tarde desta terça-feira (10), extraordinariamente hoje a transmissão ao vivo ocorreu às 10 horas da manhã.
As sabatinas ocorrem no perfil do Instagram do Jamildo,com (@blogdojamildo), normalmente as entrevistas ocorrem às 16h.
Márcio Botelho se colocou como novo ao dizer que rompeu com a gestão de Lupércio em 2022, apesar de continuar como vice-prefeito, e criticar que Mirella seria "marionete" do atual prefeito.
"O primeiro guia eleitoral de Mirella quem falou foi o prefeito, quando eu falei que ela ia ser uma laranja do prefeito, isso não é mentira não".
O político do PP afirmou que rompeu com Lupércio porque não via a cidade evoluindo. "Muitas vezes o prefeito tirava o poder da minha caneta [...] muitas vezes não respeitava nossas recomendações" e disse ainda que seu interesse de sair candidato prejudicou também a interação com o líder do Executivo "essas pessoas se apegam ao poder como vida ou morte", afirmou o candidato.
Afirmou que a gestão de Olinda é "perseguidora" e que aqueles que apoiam sua candidatura são exonerados. Sobre não ter renunciado, o candidato declarou que o povo o elegeu "porque eu vou estar traindo as pessoas que me elegeram também?".
"O que falta aqui é gestão pública, políticas voltadas para o turismo [...] a gente tem um corpo técnico na cidade Olinda excelente, mas é mal utilizado", diz Márcio sobre a questão da segurança no Centro Turístico
Márcio Botelho afirma que a gestão de Lupércio trocou as lâmpadas LED, mas que os itens eram de péssima qualidade e que não há manutenção dos postes.
Márcio disse ser favorável a armar a guarda, mas que há "incompetência" da gestão em implementar o armamento da guarda e que a mobilização da gestão seria eleitoreira.
O plano do candidato é criar dois teleféricos na Cidade Alta, que o político diz que é um projeto antigo que precisaria de uma Parceria Público Privada (PPP) para fazer concessão privada.
O candidato falou que o atual Centro Pop de Olinda é um "Centro Fake" porque, segundo afirma, falta efetivo auxílio para pessoas em situação de rua.
"Jardim Brasil II parece uma zona de guerra [....] faz mais de três anos que não limpa nenhum canal", afirma Márcio Botelho sobre a atual gestão. O candidato até cita que poderia auxiliar a resolver se conseguisse atuar na Prefeitura, mas Lupércio o impediria.
Dentre as propostas do candidato, Márcio planeja criar um aplicativo para marcar e agendar consultas, além de instalar um sistema para gerenciar o estoque de medicamentos.
Sobre a última pesquisa Ipespe que o colocou apenas 3% das intenções, o candidato cita que não acredita nessa pesquisa e cita que o levantamento já falhou em 2016 quando colocava Luciana Santos (PCdoB) em primeiro lugar e ela ficou em quarto lugar, na disputa.
O candidato cita que cogita investir no Turismo para ampliar a geração de emprego na cidade. "Olinda não é só carnaval, quero implementar uma agenda cultural anual na cidade".
Confira na íntegra a transmissão ao vivo:
Na quarta-feira (11), Jamildo Melo receberá Antônio Campos (PRTB), às 16h. No horário da tarde, será publicado uma caixinha de perguntas no stories do Instagram, para aqueles que desejarem questionar o candidato.
Veja o calendário das próximas entrevistas:
Exclusivo: professora pede nova cautelar ao TCE para contemplar 2 mil que ficaram no CR
Eleições 2024: Justiça acata Elias e pesquisa divulgada por Mano é suspensa
Deputado pernambucano participa de pedido de impeachment de Alexandre de Moraes