Cynara Maíra | Publicado em 18/09/2024, às 09h53
Divulgada nesta quarta-feira (18), mais um levantamento da Pesquisa Quaest encomendada pela TV Globo traz oscilações positivas para o prefeito João Campos (PSB) e Gilson Machado (PL).
Mesmo com a flutuação de Gilson, a pesquisa confirma as demais análises, que preveem a vitória do atual prefeito ainda no primeiro turno, com ampla margem.
Com quase 70 pontos acima do segundo colocado, João Campos conseguiu oscilar um porcento desde o levantamento da semana passada, com total de 77% das intenções de voto.
O ex-ministro do Turismo de Jair Bolsonaro (PL) também flutuou na pesquisa, saindo de 6% para 8%. No movimento contrário, Daniel Coelho (PSD) oscilou dois pontos para baixo na disputa, totalizando 4%.
A deputada federal Dani Portela (PSOL) e Técio Teles (Novo) mantiveram os números anteriores da pesquisa, com 1%.
Com margem de erro de três pontos percentuais, Daniel empata com Gilson pelo segundo lugar na disputa, enquanto também se aparelha com Dani Portela e Técio Teles.
O número de indecisos e branco/nulo/não vai votar se manteve, com 2% e 6%, respectivamente. Ludmila Outtes (UP) e Simone Fontana (PSTU) ficaram com 0%, enquanto Victor Assis (PCO) não foi citado.
O cenário também parece pouco passível de mudanças, já que 77% dos eleitores citaram que suas escolhas na disputa são definitivas. Apenas 23% relata que pode mudar sua decisão. Esse número na semana passada era de 74% contra 26%.
No levantamento, o candidato mais rejeitado pelos eleitores foi Daniel Coelho, que teve 52% dos entrevistados a afirmar que conhece o político e não votaria nele.
Esse número aumentou em 5% desde a última pesquisa, no qual o ex-secretário de Turismo de Raquel Lyra (PSDB) já liderava na rejeição, mas com 47%.
Dentre os principais candidatos, o menos rejeitado é o prefeito João Campos, com 12%. Esse é o mesmo número do último levantamento.
Dentre os menos conhecidos estão Técio Teles, Gilson Machado e Dani Portela, com mais 50% do eleitorado a afirmar que não conhecem os políticos.
Veja o ranking de rejeição:
A pesquisa entrevistou 900 eleitores recifenses entre os dias 15 e 17 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%. O levantamento tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número PE-09154/2024.
TCE diz que Yves Ribeiro descumpriu responsabilidade Fiscal e aplica multa
Concurso de professor: Ranilson atende pedido e permite renovação de contratos temporários
Eleições 2024: Fernando Rodolfo participa da sabatina de Jamildo Melo com candidatos em Caruaru