Yan Lucca | Publicado em 02/07/2024, às 15h15
Nesta terça-feira (02), a Folha de São Paulo e o UOL iniciaram uma série de sabatinas com os principais nomes que concorrem à Prefeitura da Cidade do Recife. O primeiro sabatinado foi o pré-candidato Gilson Machado (PL).
A entrevista foi conduzida pelo jornalista Diego Sarza, do UOL, e contou com a participação dos jornalistas, José Matheus Santos, correspondente da Folha no Recife e Carlos Medeiro, também do UOL.
Entre muitos assuntos, a entrevista caminhou principalmente para a avaliação do pré-candidato no cenário de "descaso" que se encontra o centro do Recife, constatado por ele, o trânsito da capital e críticas a João Campos (PSB).
Citando os 16 anos de poder revezados entre o PT e o PSB a frente do estado, em muitos momentos Machado confundiu as atribuições da gestão municipal com a gestão estadual. Quando falou sobre a situação do trânsito e citou os BRT's, foi intercalado por um dos repórteres que o questionou se isto não seria a obrigação do estado.
O ex-ministro de Turismo de Bolsonaro não renunciou a um tom crítico do início ao fim da entrevista, pontuando principalmente os gastos do prefeito em ação de marketing e na gestão das encostas e barreiras, onde Gilson afirmou que 90% das barreiras estão com lonas plásticas.
"A esquerda está com prazo de validade. Sabe por quê? Porque nós temos isto [mostra celular], internet. Isso não tem quem tire", afirmou o pré-candidato.
Outro ponto que chamou atenção dos internautas foi que em muitos momentos durante a participação do pré-candidato se ouvia uma voz ao fundo repassando informações. Quando questionado pelo apresentador se havia alguém falando, Machado afirmou que se tratava de uma pessoa levando café. Internautas ironizaram. "
Na segurança, reafirmou o compromisso com uma Guarda Municipal armada.
Recentemente, Gilson Machado, voltou a criticar o prefeito João Campos, destacando a situação de abandono que constatou no centro da cidade e no Recife Antigo.
No vídeo, que faz parte de uma série publicadas por Gilson Machado em suas redes sociais, o pré-candidato compara polos turísticos de outros países com o Recife e ressalta o estado precário das placas turísticas no centro da cidade. Confira:
Nas últimas semanas, outros vídeos foram publicados nas suas redes socais, criticando a demora na entrega da ponte giratória e o odor do rio Capibaribe.
O líder do governo na Câmara, vereador Samuel Salazar, chegou a criticar um dos vídeos e disse que na tentativa de atacar João Campos, Gilson atacou sua "própria aliada", a governadora Raquel Lyra.
“Demonstrando completo despreparo sobre as atribuições da Prefeitura do Recife, Gilson Machado atacou a própria aliada, já que a limpeza e a combate à emissão de esgotos nos rios é de responsabilidade do Governo do Estado (por meio da Compesa)”, disse.
Jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, especializado em política e economia, que foi titular do blogdejamildo.com.br no Jornal do Commercio.
Eleições 2024: Saiba quem é a candidata do PL de Bolsonaro em Petrolina
Eleições 2024: Em Olinda, maioria do PSOL está com Vinicius Castello; entenda
Eleições 2024: Suzi Rodrigues tem nome lançado no Recife, ao lado do ministro do Trabalho