Cynara Maíra | Publicado em 30/09/2024, às 07h56
Após a série de conflitos no Partido Liberal de Pernambuco na queda de braço pública entre os grupos de Gilson Machado e Anderson Ferreira, o cunhado do presidente do PL estadual e candidato à reeleição na Câmara de Vereadores do Recife, Fred Ferreira (PL), ignorou a situação, ´possivelmente para deixar Machado no vácuo.
O nome do vereador do PL está diretamente envolvido em várias polêmicas do PL Recife. Desde a distribuição de recursos, que foi bastante vantajosa para o candidato, até uma suposta falta de endosso de Fred à candidatura de Gilson Machado.
Apesar de estar no meio da confusão, Fred não falou sobre o caso publicamente. Em vez disso, o vereador e candidato preferiu tratar de outro tema do "turismo" e apresentou na quarta-feira passada (26) um projeto de lei para criar o "Dia do Fusca" no calendário do Recife.
Fred, que é dono de um fusca, deseja que o Recife comemore oficial a data no dia 20 de janeiro, mesmo marco do Dia Nacional do Fusca.
A ideia do projeto de lei é utilizar essa data para realizar eventos, como exposição de veículos, passeios e outras ações voltadas aos fuscas. Além do que considera "resgatar a memória afetiva" sobre esse modelo de carro, o vereador acredita que a ação poderá atrair visitantes para cidade. A proposta deverá entrar em discussão nos próximos dias.
Sobre a briga dentro do PL, Fred não falou nada até o momento. Alguns especulam que o foco agora nos fuscas ao invés do conflito é uma forma do vereador citar que não se importa com as tensões e as críticas de Gilson Machado.
Circula nas redes sociais um vídeo em que Fred Ferreira responde "é bronca" quando perguntado por um eleitor sobre quem o candidato recomenda votar para prefeito. Confira o vídeo:
O nome do PL na disputa é Gilson Machado. Apesar disso, aliados reclaram que os "santinhos" de Fred não têm uma indicação de número para prefeito.
A polêmica tem relação com a dicotomia nacional Jair Bolsonaro X Valdemar Costa Neto, já que Gilson é mais próximo a Bolsonaro, enquanto Anderson está mais alinhado a Valdemar.
O próprio filho do ex-presidente e vereador no Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, criticou Valdemar ao dizer que as decisões do pai, presidente de honra da legenda, não estavam sendo respeitadas pela gerência do partido.
Essa situação entre os Ferreira e outros grupos mais próximos de Bolsonaro pode ter gerado uma retaliação por parte do ex-presidente. Em um site chamado "vereadores de Bolsonaro", que busca catalogar os nomes apoiados por Bolsonaro em casa estado, Fred Ferreira não consta na lista. Embora seja vereador de mandato. Na mesma lista, Bolsonaro inclui como aliado importante um candidato a vereador que tem sido ponta de lança contra os Ferreira, reclamando da divisão do fundo partidário.
No fim da semana passada, Gilson Machado se pronunciou diretamente ao defender a candidatura do filho, após Valdemar relatar que o nome de Gilson Machado Filho havia desestabilizado a legenda.
Na nota do candidato, ele afirma que Fred Ferreira foi privilegiado pelo partido com R$ 1,1 milhão do Fundo Eleitoral e que o vereador monopoliza o tempo de TV do PL. Gilson chega a acusar Fred de infidelidade partidária, por não defender seu nome para Prefeitura do Recife.
Machado também sugere que a família Ferreira não está alinhada com Bolsonaro e com o movimento conservador.
Quem diz que não adianta lutar contra o sistema esconde a defesa de soluções ditatoriais
Concurso de professores: secretário diz que fez 'novo acordo' com TCE e aprovados criticam
Pernambuco e Recife travam disputa pela liderança na geração de empregos em agosto e no ano