Yan Lucca | Publicado em 06/10/2024, às 18h00
Com 95,17% das urnas apuradas, o atual prefeito Mano Medeiros, do Partido Liberal (PL), garante a vitória na disputa pela reeleição na cidade de Jaboatão dos Guararapes, com 56,18%.
Mano Medeiros, que assumiu o comando da cidade após a renúncia de Anderson Ferreira para concorrer ao governo de Pernambuco na eleição passada, já ocupava o cargo de vice-prefeito à época. A trajetória política de Medeiros, marcada pela continuidade de projetos iniciados na gestão anterior, parece ter garantido a confiança dos eleitores, consolidando seu favoritismo.
Confira a apuração parcial dos votos:
A cidade limítrofe ao Recife contará com Mano Medeiros pelos próximos quatro anos à frente da prefeitura.
No dia primeiro de outubro, a Pesquisa Folha / IPESPE aferiu a opinião dos jaboatonenses a respeito da gestão de Mano Medeiros.
O resultado foi marcado por uma avaliação mista por parte da população. De acordo com a Ipespe, 37% consideram a gestão de Mano Medeiros como "ótima" ou "boa" (antes eram 34%), enquanto outros 37% avaliam como "regular" (percentual estável em relação ao levantamento anterior), 22% avaliaram como "ruim" ou "péssima" (eram 21%) e 5% não souberam responder.
A mesma pesquisa Ipespe revelou que:
Desejo de mudança total na forma de administrar Jaboatão:
Desejo de mudança parcial na administração:
Preferência por continuidade na administração:
Não souberam ou não responderam:
A corrida eleitoral nas terras "onde nasceu a pátria" foi acirrada até a reta final. As pesquisas indicavam uma aproximação da candidata Clarissa Tércio do atual prefeito Mano Medeiros, do Partido Liberal (PL), colocando os eleitores jaboatonenses diante da possibilidade de um segundo turno.
A campanha entre os prefeituráveis foi marcada por trocas de farpas e provocações. Desde o início, Clarissa Tércio (PP) não hesitava em chamar Mano Medeiros de "laranja da família Ferreira" em vídeos e postagens, sugerindo que ele era apenas uma extensão política do ex-prefeito Anderson Ferreira.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Esta eleição também demonstrou que a nacionalização do pleito não foi um fator decisivo para os eleitores do município. Figuras políticas de projeção nacional, como Lula e Bolsonaro, tiveram pouco impacto na escolha do voto. Um exemplo disso é o candidato Elias Gomes (PT), que, mesmo apoiado por nomes fortes como Lula e o prefeito do Recife, João Campos, permanece em terceiro lugar nas urnas já apuradas.
Durante a pré-campanha, quando o ex-presidente Bolsonaro visitou Pernambuco para gravar material de apoio a aliados, o site Jamildo.com revelou em primeira mão a estratégia de Mano Medeiros de se afastar do bolsonarismo, evitando assim a polarização entre os eleitorados. Essa revelação marcou o início de uma série de conflitos internos no PL-PE, que foram cobertos com exclusividade pelo Blog do Jamildo.
Em sabatina ao Jamildo.com, semanas antes do pleito, Mano Medeiros já havia reafirmado sua intenção de continuar à frente da prefeitura, destacando o compromisso de garantir os avanços necessários em mais quatro anos de mandato. Com um perfil focado na administração, Medeiros garantiu que continuaria sendo o "Mano de sempre", mantendo o estilo de governar que o caracteriza.
Luiz José Inojosa de Medeiros, conhecido como Mano Medeiros, é natural do Recife. É advogado, formado na Universidade Católica de Pernambuco e filiado ao Partido Liberal (PL) do ex-presidente Bolsonaro.
Ele já ocupou diversos cargos, incluindo a presidência da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal. Além disso, atuou na Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Turismo e no Departamento Estadual de Rodagem (DER).
Mano Medeiros já foi Secretário Municipal de Infraestrutura e Ordem Social, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, e chefe de gabinete do prefeito. Em 2020, foi eleito vice-prefeito ao lado de Anderson Ferreira e, posteriormente, assumiu a prefeitura.
Sua vice-prefeita é a Irmã Babete, pedagoga nascida em Jaboatão dos Guararapes que atuou como vereadora da cidade entre 2016 e 2020. A vice de Mano recebeu o prêmio de “Mulher Evidência” nos anos de 2017 e 2020.
Eleições 2024: Mano Medeiros se aproxima de vitória em primeiro turno, mostra pesquisa Ipespe
Em Jaboatão, Mano Medeiros ganha apoio de segmento evangélico
Eleições 2024: Mano Medeiros é o primeiro candidato de Jaboatão em sabatina do Jamildo.com