Cynara Maíra | Publicado em 16/10/2024, às 09h08
Com uma vitória de mais de 78% dos votos válidos e mais de 2,7 milhões de seguidores no Instagram, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem servido como cabo eleitoral em diversas disputas de candidatos mais à esquerda.
Apesar do foco nos cenários de Olinda e Paulista, João Campos ultrapassou as fronteiras de Pernambuco, sendo convocado agora em Fortaleza para auxiliar na campanha do candidato do PT na capital do Ceará, Evandro Leitão (PT).
Ao sair de Brasília após participar do momento em que o presidente Lula (PT) sancionou a lei que coloca o nome do ex-governador Eduardo Campos no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria, João Campos partiu para o Ceará.
Na terça-feira (15), o prefeito do Recife participou de um evento de campanha do candidato Evandro Leitão, do PT, que concorre o segundo turno em Fortaleza contra o deputado federal André Fernandes (PL).
Durante o ato, Evandro apresentou João Campos como aquele que "conquistou o coração de todos e todas as brasileiras". Endossando o nome do petista, o prefeito do Recife também brincou sobre suas populares dancinhas.
"Para liderar uma cidade do tamanho de Fortaleza não adianta só ter conversa bonita, dancinha bonita - e olhe que eu sei dançar, viu? Tem que saber trabalhar", afirmou João Campos, referindo-se indiretamente à candidatura do bolsonarista André Fernandes.
No vídeo publicado nas redes sociais de João Campos, o prefeito faz dancinha e diz que o grupo político de Evandro ganhará como ocorreu no Recife.
Competindo com um candidato que veio do meio digital, Evandro deve tentar vincular a popularidade de João Campos nas redes sociais para melhorar seus índices.
A última pesquisa Datafolha mostra um empate técnico com vantagem para o deputado federal bolsonarista André Fernandes (PL). André tem 47% das intenções, enquanto o petista fica com 45%.
André Fernandes, inclusive, tem 2 milhões de seguidores, o que mostra a potência digital de sua campanha.
Em uma costura com Lula, João Campos parece estar se mobilizando para se consolidar como um dos principais nomes da centro-esquerda no Brasil e assegurar vitórias para os aliados do presidente.
Segundo a CNN Brasil, além da visita ao Ceará, ele terá mais papéis de endosso no Norte/Nordeste. O plano é que o prefeito do Recife ainda viaje para Natal e Belém.
Em Natal, a missão será reforçar o nome da deputada Natália Benevides (PT), que disputa o segundo turno contra o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil). Na cidade de Belém, João deve subir no palanque de Igor Normando (MDB).
Pernambuco teve 62 mortes violentas a menos em setembro 2024, se comparado a setembro de 2023
STF derruba redução de ICMS para cervejas à base de mandioca em Pernambuco
Eleições 2024: com apoio de Yves a Ramos, dirigente do PT Recife quer expulsar prefeito da legenda