Cynara Maíra | Publicado em 07/10/2024, às 11h56
Após o primeiro turno das eleições, apenas duas das seis cidades pernambucanas com possibilidade de segundo turno voltarão às urnas no dia 27 de outubro.
A legislação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indica que apenas cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter segundo turno. Como apenas seis dos 184 municípios de Pernambuco se encaixam nesse critério, só os seis maiores colégios eleitorais do estado poderiam ter uma segunda rodada nas eleições.
Mesmo assim, com um cenário menos disputado na maioria das cidades, incluindo o Recife, que bateu recorde de votação no primeiro turno para o Prefeito João Campos (PSB), só Olinda e Paulista terão segundo turno.
Ambas as cidades terão uma disputa direta entre aliados de Raquel e João. Confira a divisão de poderes no estado:
Com uma disputa apertada e marcada por mudanças de posição entre as candidatas Mirella Almeida (PSD) e Izabel Urquiza (PL), em que Vinicius Castello (PT) ficou na liderança, apenas com 98% das urnas apuradas foi possível definir o resultado do primeiro turno.
Vinicius terminou o primeiro turno com 38,75% dos votos válidos, enquanto Mirella teve 30,02%. Em alguns momentos na frente de Mirella, Izabel terminou a disputa com 24,83% dos votos válidos.
O atual vice-prefeito Márcio Botelho (PP) ficou com 4,81% das intenções, enquanto Antônio Campos (PRTB) teve 1,51%. Nome do PCO, Clécio Basílio não chegou nem em 1%, tendo 0,08%.
Já nesta segunda-feira, os apoios começaram a surgir, com Antônio Campos a declarar voto para Vinicius.
Marcada pela desistência da candidatura do atual prefeito, Yves Ribeiro (PT), o candidato apoiado por Yves, Ramos (PSDB), ficou com 44,36%, enquanto o ex-prefeito Júnior Matuto (PSB), ficou com 30,66%.
Apesar do PT ter maior proximidade com o PSB em Pernambuco, Yves preferiu seguir a governadora Raquel Lyra (PSDB) e apoiar seu nome na cidade.
A semana antes das eleições na cidade foi marcada por criticas e ataques entre Yves e Matuto.
No terceiro lugar ficou Lívia Álvaro do PP, com 9,45% das intenções. Edinho Faz (PL) teve um número próximo, com 9,18%. Veja todos os números:
O segundo turno em todo Brasil ocorrerá no dia 27 de outubro.
Líder do Livres diz: "Quem apostar contra Raquel vai perder!"
Eleições 2024: candidato a vereador citado em denúncia das creches é eleito no Recife
Eleições 2024: veja quem foram os vereadores eleitos para Câmara do Recife