Cynara Maíra | Publicado em 18/10/2024, às 06h54
Em meio a uma disputa acirrada pela prefeitura de Fortaleza, capital do Ceará, o Datafolha divulgou a segunda pesquisa do instituto sobre o segundo turno na cidade. O levantamento encomendado pelo jornal O Povo foi lançado na quinta-feira (17).
Segundo o Datafolha, produzida a pedido do jornal O Povo, há um empate técnico entre os números do deputado federal André Fernandes (PL) e do deputado estadual Evandro Leitão (PT).
Apesar de números semelhantes, o bolsonarista André Fernandes tem vantagem numérica, com 45% das intenções de voto. Evandro consegue 43%.
Comparado com a pesquisa divulgada na quinta-feira da semana passada (10), ambos os candidatos oscilaram dois pontos para baixo, o que também manteve o empate técnico entre os políticos.
O índice de branco/nulo oscilou dois pontos para cima, com total de 8%. Eleitores que apontaram que não sabem também oscilaram dois pontos, chegando em 4%.
No nível de rejeição, os candidatos têm números semelhantes, o diferencial da pesquisa dessa semana é que os eleitores que afirmam que não votariam de jeito nenhum em André oscilou um ponto para cima, enquanto oscilou 1% para baixo para Evandro.
Nesse cenário, 47% aponta que não votaria de jeito nenhum em André Fernandes, enquanto 45% diz o mesmo de Evandro Leitão, mostrando uma polarização forte na capital cearense. Veja a situação dos candidatos quanto à possibilidade de voto:
O levantamento entrevistou 826 eleitores de Fortaleza entre os dias 15 e 17 de outubro. A margem de erro de é de 3 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número CE-01856/2024.
Competindo com um candidato com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, Evandro Leitão convocou o prefeito do Recife, João Campos (PSB), para ser seu cabo eleitoral.
Com mais de 2,7 milhões de seguidores na mesma rede social, Campos tem se tornado a celebridade da centro-esquerda brasileira, sendo acompanhado por internautas distantes do Recife.
Ainda nesta semana, Campos foi para Fortaleza e participou de um ato de campanha de Evandro, no qual fez suas famosas "dancinhas", criticou indiretamente André Fernandes e pediu votos ao nome do PT na cidade.
Vindo do Youtube, André Fernandes é um nome que veio do meio digital para política, com domínio no setor.
Essa presença na internet parece estar garantindo efeitos ao candidato, que conseguiu ficar na primeira posição no primeiro turno em Fortaleza e impedir uma reeleição do atual prefeito da capital cearense, José Sarto (PDT), ainda no primeiro turno.
A música de campanha de André, chamada "é culpa do Sarto" viralizou nas redes sociais, saindo da bolha do candidato e chegando a diversos estados.
TCE alerta Lupércio por despesas com pessoal acima do limite em Olinda
Alexandre de Moraes anula reeleição antecipada de presidente da Assembleia do Sergipe
Transnordestina rebate críticas do Sindicato dos Trabalhadores