Eleição Amupe: Marcelo Gouveia entra em consenso com concorrentes e deve ter reeleição garantida

Cynara Maíra | Publicado em 13/02/2025, às 07h27

Elcione Ramos, Marcelo Gouveia, Pedro Ermírio Freitas e Márcia Conrado entraram em acordo sobre presidência da Amupe e montarão chapa única - Reprodução
COMPARTILHE:

Com pouco menos de uma semana antes para o fim do período de envio das chapas para as eleições da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o atual presidente Marcelo Gouveia (Podemos) conseguiu articular com os pré-candidatos da disputa para união do grupo em uma única chapa

No fim da quarta-feira (12), Marcelo Gouveia chegou em um acordo com os prefeitos Pedro Ermírio Freitas (PP), de Aliança, e Márcia Conrado (PT), de Serra Talhada para viabilizar a continuidade de sua gestão no biênio 2025/2026. 

O encontro entre os políticos ocorreu em Brasília, durante o Encontro Nacional dos Prefeitos. 

Acordo entre políticos envolve revezamento na liderança da Amupe

O acordo entre as partes prevê que Marcelo Gouveia permaneça na presidência da Amupe até 2026, mas abra mão do cargo no último ano do mandato para se dedicar a uma possível candidatura a deputado federal.

Essa lógica de compartilhamento de mandato já tinha ocorrido pela sugestão de um dos principais nomes da Amupe, o falecido deputado estadual José Patriota. No último Biênio, o modelo de consenso também foi usado por Márcia Conrado e Marcelo Gouveia, que assumiu em 2024. A ideia é repetir esse sistema. 

Nesse sentido, Pedro Ermírio Freitas assumiria o posto a partir de 2026, enquanto Márcia Conrado ficaria com a Secretaria da Mulher já no primeiro ano do biênio. 

Também na oposição contra Marcelo, Elcione Ramos (PSDB), prefeita de Igarassu, deve ficar com a primeira-secretaria da Amupe para que, com a entrada de Pedro Freitas na presidência, assuma a vice-presidência da Associação. 

Segundo informações de Betânia Santana, da Folha de Pernambuco, essa articulação entre os grupos adversários teve a participação do prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB). 

Anteriormente, o processo eleitoral da Amupe apresentava atritos, um dos principais era a crítica de Pedro Ermírio Freitas sobre a possibilidade de que ex-prefeitos se candidatassem à presidência da Associação sem estarem em algum cargo Executivo.

Marcelo Gouveia terminou seu segundo mandato seguido como prefeito de Paudalho em 2024. 

Com a consolidação da chapa única, a expectativa é de uma eleição sem disputas internas. As inscrições seguem abertas até o dia 17 de fevereiro, e a votação será realizada no dia 27, tanto em formato online como na sede da Amupe. 

Amupe Marcelo Gouveia elcione ramos Márcia Conrado pedro ermírio freitas

Leia também

Professores estaduais reivindicam reajuste de 6,27% a Raquel Lyra


Construção da retroárea do novo terminal de contêineres de Suape vai gerar 500 empregos


OAB firma parceria com UNIFBV para mestrado em gestão empresarial