Datafolha: Raquel Lyra é aprovada por 57% dos pernambucanos; desempenho é melhor no interior

Plantão Jamildo.com | Publicado em 29/10/2025, às 10h50 - Atualizado às 10h51

Governadora Raquel Lyra em evento de lançamento da nova marca do Porto de Suape - REPRODUÇÃO/ INSTAGRAM @raquelyra
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A avaliação do governo Raquel Lyra (PSD) alcança 57% de aprovação em Pernambuco, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (29). Outros 39% afirmaram reprovar a atual gestão e 4% não souberam responder. O levantamento foi encomendado pela Rádio CBN e mede a percepção do eleitorado sobre o desempenho administrativo da governadora.

No recorte por qualidade da gestão, 36% dos entrevistados classificaram o governo como bom ou ótimo. Para 37%, a condução é regular, enquanto 24% fizeram avaliação negativa, considerando a administração ruim ou péssima.

O Datafolha também observou variações regionais na aprovação. No interior do Estado, a governadora registra o seu melhor resultado: 62% declaram aprovar a gestão e 33% reprovam. Na Região Metropolitana do Recife, onde João Campos (PSB) concentra sua base eleitoral, o cenário é inverso: 55% desaprovam e 41% aprovam.

A pesquisa ouviu 1.022 pessoas entre os dias 21 e 23 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Os números da pesquisa de avaliação, no entanto, não refletem a pontuação da governadora numa disputa pela reeleição. Na mesma Datafolha, Raquel Lyra alcança 30% no primeiro turno e 35% no segundo turno, numa eleição polarizada contra o prefeito do Recife João Campos (PSB).

Força de Raquel Lyra no interior

Um aliado próximo da governadora afirmou a este Blog que em pesquisas internas indicam que o ponto forte da incumbente é o eleitor do sertão e agreste, seu reduto eleitoral, que foi revelado na Datafolha pelo alto índice de aprovação do voto interiorano. A fonte ainda avalia que Raquel Lyra buscará o último voto na região metropolitana, onde João Campos é muito bem avaliado e vem de um recall importante, ao ser reeleito com mais de 78% dos votos.

Para o cientista político Guilherme Russo, o principal desafio da governadora Raquel Lyra é converter a aprovação do governo em intenção de voto. Ele avalia que o caminho é difícil, embora factível. “Ela precisa evidenciar o que já conseguiu entregar e, além disso, reorganizar sua base em áreas onde tinha maior capilaridade”, afirmou.

Raquel Lyra é frequentemente citada como alguém que cresce na reta final das disputas eleitorais, em referência a viradas ocorridas nos momentos decisivos das campanhas.

Na primeira eleição que disputou em Caruaru, em 2016, as pesquisas indicavam vantagem do ex-prefeito Tony Gel (MDB), que terminou o primeiro turno à frente (37% a 26%). No segundo turno, Raquel reverteu o cenário e venceu com 53% dos votos válidos.

Situação semelhante ocorreu em 2022, na eleição para o Governo de Pernambuco. Marília Arraes (Solidariedade) liderou na largada (23% a 20%). Mesmo sem fazer campanha, porque atravessava o luto pela morte do marido no dia da votação, saiu vencedora no segundo turno, com cerca de 1 milhão de votos de diferença (58% a 41%).

Raquel Lyra governo de pernambuco pesquisa Datafolha

Leia também

Pesquisa Datafolha: João Campos tem 52% e Raquel Lyra 30% pelo Governo de Pernambuco em 2026


Raquel Lyra encerra missão na Dinamarca com foco em inovação e tecnologia