Yan Lucca | Publicado em 10/01/2025, às 13h52
A exoneração de Marina Falcão do cargo de Gerente Geral do Parque Estadual Dois Irmãos continua gerando repercussão. Após críticas do Conselho Consultivo do Parque, foi a vez do Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio-05) se posicionar publicamente contra a decisão da governadora Raquel Lyra (PSDB).
Em ofício enviado à governadora, o presidente do CRBio-05, Mário Cavalcanti, solicitou a reconsideração do afastamento da bióloga, destacando a importância de contar com um profissional capacitado para a gestão de um espaço ambiental de extrema complexidade.
O documento ressalta que o Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI) vai além de uma estrutura de lazer, desempenhando um papel fundamental na conservação da fauna nordestina e da biodiversidade da Mata Atlântica. Para isso, a administração do local exige um gestor com qualificação técnica e experiência no diálogo com comunidades, pesquisadores e outros atores envolvidos.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Marina Falcão, bióloga e mestre em ecologia, foi mencionada no ofício como uma profissional com perfil adequado para o cargo. O CRBio-05 também destacou que a escolha de Marina havia sido feita de forma democrática e participativa, reforçando sua adequação para o papel.
Segundo o manifesto do Conselho Consultivo, a decisão de substituir Marina por alguém sem experiência técnica e formação na área teria sido tomada sem diálogo e demonstra uma suposta falta de compromisso com o meio ambiente.
No documento, o CRBio-05 reconhece a necessidade de ajustes político-administrativos, mas reforça que decisões como essa devem priorizar a qualificação técnica e a preservação ambiental. "Confiantes na habilidade de Vossa Senhoria, vimos solicitar que considere a revogação dos atos de exoneração da gestão do PEDI e de nomeação de nova gestora", afirmou o conselho no ofício.
Excelentíssima Senhora Raquel Lyra — Governadora do Estado de Pernambuco
Senhora Governadora,
Após termos tomado conhecimento, através da imprensa, da exoneração da Gestora do Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI) e nomeação de uma nova gestora, bem como do teor da manifestação do Conselho Gestor Consultivo do referido PEDI, o Conselho Regional de Biologia – 5ª Região, vem publicamente apoiar o manifesto do Conselho Gestor, pelos motivos que se seguem.
As características complexas do Parque Estadual de Dois Irmãos, cuja função vai além de uma estrutura de lazer, com extrema importância para a conservação ex situ da fauna nordestina e in situ da biodiversidade da Mata Atlântica, tem como pressuposto para a sua gestão um(a) profissional qualificado(a) tecnicamente e conhecedor(a) das peculiaridades locais, bem como habilidade comprovada no diálogo com as comunidades do entorno, pesquisadores e demais usuários.
Tais características compõem o perfil da gestora de até então, uma Bióloga de comprovada capacidade, a qual foi selecionada democraticamente e de forma participativa.
Entendemos que, no espectro da gestão político-administrativa, muitas vezes são necessárias concessões e ajustes. E nessa mesma perspectiva, confiantes na habilidade de V. Sa., vimos solicitar que considere a revogação dos atos de exoneração da gestão do PEDI e de nomeação de nova gestora.
Na expectativa de uma consideração favorável, nos colocamos à disposição para colaborarmos nos temas atinentes a este Conselho Regional de Biologia – 5ª Região.
Raquel Lyra receberá R$ 19,2 milhões em projeto para mulheres vítimas de violência no Recife
Oposição aproveita troca na Educação para criticar governo Raquel
Medida implantada por Ingrid Zanella na OAB-PE abre discussão no Brasil sobre anuidade zero para jovem advocacia