Plantão Jamildo.com | Publicado em 08/10/2025, às 16h01
A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta terça-feira (7), voto de aplauso à 24ª Parada da Diversidade de Pernambuco e à Igreja Batista Coqueiral, por meio de requerimentos apresentados pela vereadora Liana Cirne (PT). As proposições foram discutidas em plenário com a participação dos vereadores Luiz Eustáquio (PSB), Jô Cavalcanti (PSOL) e Rinaldo Júnior (PSB), e receberam aprovação da Casa Legislativa.
O Requerimento nº 10158/2025 reconheceu a realização da Parada da Diversidade, que neste ano teve como tema “Ame com Liberdade, Viva com Orgulho”. O evento foi alvo de debate na Câmara na semana anterior, quando o plenário aprovou uma moção de repúdio à sua realização.
Durante a defesa da proposta, Liana Cirne (PT) afirmou que o voto de aplauso representava um contraponto ao episódio anterior. “O que aconteceu na semana passada foi um equívoco e não condiz com uma Casa que defende as lutas libertárias”, disse. A vereadora destacou ainda o caráter de denúncia da Parada: “Não se trata de causar divisionismo, mas de protestar contra a violência que afeta a população LGBTQIA+. Em um ano, o Brasil teve aumento de 13% nas mortes motivadas por preconceito. Esses assassinatos ocorreram porque as pessoas acharam que outras não tinham o direito de existir e de amar”.
O vereador Rinaldo Júnior (PSB) classificou a aprovação do voto de aplauso como “uma oportunidade para corrigir o erro da semana passada” e lembrou ter apresentado proposição semelhante em anos anteriores. Já Jô Cavalcanti afirmou ter ficado “muito triste” com o resultado da votação da moção de repúdio e defendeu a importância do evento. “O Brasil é o país que mais mata a população LGBTQIA+, e a Parada é o espaço onde essas vozes ganham visibilidade”, disse.
O nome de Rinaldo apareceu entre os votos favoráveis aos dois requerimentos do vereador Fred Ferreira (PL), um deles a Moção de Repúdio à 24ª Parada da Diversidade de Pernambuco. De acordo com o parlamentar ao Blog Plural, a votação registrada em seu nome não corresponde à sua posição real.
Rinaldo explicou à época que não estava presente na sessão e que, por estar adoentado, encontrava-se em sua residência. Sua presença foi registrada remotamente, conforme dados da Casa. Ele explicou que não participou da discussão dos requerimentos.
Na semana anterior, em 30 de setembro, a Câmara do Recife havia aprovado uma moção de repúdio à Parada da Diversidade, proposta pelo vereador Fred Ferreira (PL). O parlamentar alegou que o evento “afronta os princípios defendidos por grande parcela da população recifense” e que era necessário “zelar pelos valores da família, da moral e dos bons costumes”.
Em sua justificativa, o vereador escreveu: “Não se trata de negar a dignidade da pessoa humana ou a liberdade individual, mas de repudiar a instrumentalização de espaços públicos e recursos coletivos para promover pautas que conflitam com a preservação dos valores que estruturam a família”.
Na mesma sessão, Fred Ferreira obteve a aprovação de outro requerimento, que concedeu voto de aplauso ao ato cívico do 7 de Setembro, realizado em Boa Viagem. “No dia 7 de setembro, as pessoas foram às ruas pedir democracia, porque o Supremo e a esquerda estão querendo tolher as pessoas de bem, que defendem a família e a fé”, declarou o vereador em plenário.
Durante a votação, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) se posicionou contra as duas propostas. “A Parada da Diversidade é fundamental para dar visibilidade às lutas da população LGBTQIA+, que ainda é a que mais sofre no Brasil”, afirmou. Sobre o ato de 7 de setembro, disse que votaria contra “não por conta do direito à mobilização, mas pelo que ela reivindica, já que pede anistia aos golpistas do 8 de janeiro”. A moção de repúdio foi aprovada por 26 votos a favor e 6 contrários.
A 24ª Parada da Diversidade de Pernambuco ocorreu em 14 de setembro, com formato diferente dos anos anteriores. O evento deixou de lado o tradicional cortejo com trios elétricos e concentrou as atividades na Arena da Diversidade, montada no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.
Metanol: Urgência aprovada na Câmara e proposta na Alepe miram falsificação de bebidas alcoólicas
Paulo Muniz deve permanecer no PL após anúncio de expulsão por declarações contra Michelle Bolsonaro
Requerimento pela exoneração de Felipe Cury e Oscar Barreto é rejeitado pela Câmara do Recife