Após disputas judiciais, PSDB faz reunião nesta segunda (29) para definir posição na Alepe

Cynara Maíra | Publicado em 29/09/2025, às 11h58 - Atualizado às 13h18

Álvaro Porto quer Diogo Moraes na liderança do PSDB na Alepe, Débora Almeida quer manter posição - Montagem Jamildo.com
COMPARTILHE:

O diretório estadual do PSDB se reúne nesta segunda-feira (29) para definir o rumo do partido na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Presidente estadual do PSDB e líder da Alepe, Álvaro Porto que solicitou a reunião. O objetivo do político é retirar a legenda da base de Raquel Lyra na Assembleia e adicionar o ex-socialista Diogo Moraes como líder da bancada. 

A reunião iniciada às 11h tem o objetivo de encerrar um impasse que começou em agosto e se arrastou na Justiça. Na ocasião, a executiva estadual articulou a filiação de Diogo Moraes, recém-saído do PSB, para assumir a liderança no lugar da deputada Débora Almeida, aliada da governadora.

A manobra tinha como objetivo fortalecer a oposição e garantir o controle da CPI da Publicidade, que investiga contratos do governo estadual. Moraes chegou a assumir a vaga de Débora na comissão e foi eleito presidente, mas as ações foram posteriormente anuladas pela Justiça.

O histórico da disputa judicial

A briga pela liderança do PSDB foi parar no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Em 1º de setembro, uma decisão do desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho manteve Débora Almeida no comando da bancada, revertendo uma liminar anterior que favorecia Diogo Moraes.

Na decisão, o magistrado apontou irregularidades na reunião que destituiu Débora em agosto, como o prazo curto para convocação e a falta dos 30 dias mínimos de filiação de Diogo, para que ele pudesse ser votado como líder. 

Bancada dividida

O centro da questão é a divisão na bancada tucana. De um lado, Álvaro Porto e Diogo Moraes atuam na oposição. Do outro, Débora Almeida e o deputado Izaías Régis permanecem na base governista.

Com o empate de dois a dois, a executiva estadual, controlada por Porto, argumenta que tem a prerrogativa de decidir a posição oficial do partido. A reunião desta segunda-feira é a aposta do grupo para validar essa tese.

A estratégia de filiar deputados do PSB para alterar o posicionamento de bancadas não se limitou ao PSDB. No PRD, a manobra levou Júnior Matuto à liderança do bloco de oposição. Já no MDB, a executiva também decidiu pela oposição, mas uma ordem judicial manteve o governista Jarbas Filho como líder.

alepe PSDB

Leia também

Pernambuco terá 57 novas unidades de saúde e médicos especializados


Impacto do Tarifaço dos EUA na Exportação de Manga do Vale do São Francisco


Recife é 1ª capital do NE escolhida para campanha global “Informar Mulheres, Transformar Vidas”