Clara Nilo | Publicado em 27/10/2025, às 13h11 - Atualizado às 14h06
Nesta segunda-feira (27), o presidente Donald Trump desejou feliz ao aniversário ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que completa 80 anos hoje.
"Nós tivemos uma ótima reunião e eu quero desejar feliz aniversário ao presidente. É o aniversário dele hoje, você sabia?", perguntou Trump ao jornalista. "Ele é um homem muito vigoroso, na verdade, fiquei muito impressionado", afirmou ele.
No último domingo (26), os dois presidentes se reuniram Kuala Lumpur, na Malásia, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). O encontro durou cerca de 50 minutos e marcou a retomada de um diálogo direto entre os dois países após a adoção de medidas comerciais unilaterais pelos EUA.
Durante a conversa, Lula pediu suspensão imediata do tarifaço. Anunciada em julho, a medida elevou em 50% as tarifas de todos os produtos brasileiros vendidos para o mercado norte-americano. Também foram adotadas sanções diplomáticas, como revogação de vistos de ministros e autoridades brasileiras.
“O Brasil tem interesse em manter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Não há razão para desavenças entre os países”, afirmou Lula durante a reunião.
Após o encontro, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que Trump determinou à sua equipe o início das negociações bilaterais ainda naquele dia.
De acordo com o levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, Lula está em primeiro lugar no ranking de relevância digital entre os potenciais candidatos à presidência em 2026.
Ao todo, 11 nomes foram monitorados as principais redes sociais entre janeiro e julho de 2025. Lula obteve um score global de 79,76 pontos (em escala de 0 a 100) no Índice de Relevância nas Redes. Saiba mais.
Raquel Lyra anuncia antecipação de 2ª fase de terminal de contêineres no Porto de Suape; entenda
Análise mostra liderança de Lula nas redes sociais entre presidenciáveis; foto com Trump pode aumentar números
Silvio Costa Filho quer discutir Metrô do Recife com ministros de Lula após vagões pegarem fogo