Álvaro Porto coloca em votação vetos de Raquel Lyra em dia com menor presença de deputados na Alepe

Cynara Maíra | Publicado em 23/10/2025, às 07h42 - Atualizado às 08h31

Álvaro Porto coloca vetos de Raquel Lyra em votação em dia de baixo quórum na Alepe - SECOM/ GOVERNO DE PERNAMBUCO
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Prestes a viajar para Europa para garantir a inserção de Ricardo Paes Barreto como governador em exercício de Pernambuco, o deputado Álvaro Porto (PSDB) realizou uma manobra para tentar aprovar a derrubada dos vetos da governadora Raquel Lyra (PSD).

O destaque está nas mudanças feitas pela gestora na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026, que sofreu modificações na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). 

A questão é que a quinta-feira é o dia de menor quórum na Alepe, já que muitos parlamentares retornam para suas bases eleitorais. A situação piora porque a Assembleia só deve retomar seus trabalhos na quarta-feira (29), já que terça-feira (28) é Dia do Servidor Público e a instituição cedeu a segunda-feira aos seus funcionários. 

Para evitar perder a oportunidade de aprovar o veto de Raquel Lyra, segundo o BlogDellas, governistas teriam se reunido com Priscila Krause (PSD) na noite de quarta-feira (22) para articular uma posição.

Caso não consigam os 25 votos necessários para manter a decisão da governadora, o plano dos deputados é esvaziar o plenário para adiar a votação. 23 deputados da base já teriam confirmado presença na reunião ordinária às 10 horas. 

Raquel vetou seis emendas feitas pelos deputados, principalmente as de autoria do deputado Antonio Coelho (União Brasil) e a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, presidida por Coelho. 

Além dos vetos na LDO, os deputados também votarão a rejeição da governadora Raquel Lyra sobre o projeto do deputado Jarbas Filho (MDB) sobre a isenção da taxa de inscrição do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE). 

Vetado em dezembro de 2024, a governadora criou um grupo de trabalho para estudar alternativas sobre a isenção, sem gerar um alto custo financeiro para UPE, sem indicar a origem dos recursos necessários para cobrir o impacto da mudança. 

Vetos de Raquel Lyra na LDO de 2026

Entre os itens da LDO vetados por Raquel Lyra estão: 

Os principais argumentos de Raquel Lyra para os vetos seria de "excessiva interferência na discricionariedade administrativa" e ingerência do Legislativo sobre competências exclusivas do Executivo. 

A discussão sobre os vetos na LDO já sofrera adiamento no começo de outubro, quando a oposição preferiu postergar a votação para tentar negociar com os governistas. 

Raquel Lyra alepe Álvaro Porto

Leia também

Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, participa de agenda preparatória da COP 30 no Recife


João Campos e Priscila Krause discursam para executivos nesta sexta-feira (24) em Congresso Nacional


Raquel Lyra receberá empresários chineses no Porto de Suape em dezembro