Aliados celebram indicação de Teresa Leitão para liderança do governo no Senado

Plantão Jamildo.com | Publicado em 25/06/2026, às 14h30

-
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A indicação da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para a liderança do Governo Lula no Senado Federal repercutiu entre aliados políticos em Pernambuco nesta quinta-feira (25). A escolha foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que atribuiu à parlamentar a missão de conduzir a articulação de pautas prioritárias do Executivo na Casa.

A nomeação ocorre após a saída do senador Jaques Wagner (PT-BA) da função. O parlamentar deixou o posto na quarta-feira (24), depois de reunião com Lula, em meio aos desdobramentos da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que investiga supostas fraudes financeiras e apura eventual relação de agentes públicos com interesses do Banco Master. Wagner nega irregularidades.

Ao anunciar a mudança, Lula destacou que Teresa Leitão ficará responsável pela articulação de projetos considerados estratégicos para o governo federal.

Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, publicou o presidente nas redes sociais.

Primeira mulher eleita senadora por Pernambuco, Teresa Leitão tem 74 anos, é pedagoga e iniciou sua trajetória política no movimento sindical dos professores. Antes de chegar ao Senado, exerceu sucessivos mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Em 2022, foi eleita com mais de 2 milhões de votos.

Em manifestação publicada após o anúncio, a petista agradeceu a confiança do presidente e afirmou que pretende atuar na articulação entre o Palácio do Planalto, a base governista e os parlamentares.

Assumo essa missão com lealdade, diálogo, disciplina e trabalho. Atuarei para fortalecer a articulação entre o Palácio do Planalto, a base aliada e os parlamentares, especialmente os líderes e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, contribuindo para a construção de consensos e para o avanço das pautas de interesse do governo e do povo brasileiro”, afirmou.

A escolha foi comemorada por aliados políticos da senadora em Pernambuco. A ex-deputada federal Marília Arraes (PDT), pré-candidata ao Senado destacou o simbolismo da nomeação e afirmou que a indicação representa um reconhecimento à trajetória da parlamentar.

“Recebi com muita alegria a indicação da senadora Teresa Leitão para exercer a liderança do Governo do presidente Lula no Senado Federal. Trata-se de um reconhecimento à sua trajetória, à sua firmeza política e à sua capacidade de diálogo, construída ao longo de décadas de compromisso com a democracia, a educação e o povo pernambucano”, declarou.

Marília também ressaltou o fato de uma mulher assumir uma das principais funções de articulação política do governo federal no Congresso.

“Também é uma conquista para as mulheres. Em um espaço historicamente ocupado por homens, Teresa assume uma das funções mais importantes da articulação política nacional”, afirmou.

O secretário estadual de Habitação e vice-presidente do PT em Pernambuco, Felipe Cury, também celebrou a indicação. Segundo ele, a escolha fortalece a presença política de Pernambuco no cenário nacional.

“A indicação de Teresa Leitão como líder do governo Lula consolida a força e o protagonismo histórico da liderança política de Pernambuco no cenário nacional. Lula reconhece em nossa senadora a coragem, o preparo técnico e o compromisso com o povo brasileiro para conduzir os projetos do governo no Senado”, afirmou.

Teresa Leitão

Leia também

Lula anuncia Teresa Leitão como líder do Governo no Senado após saída de Jacques Wagner


Teresa Leitão ganha força nos bastidores para liderança do governo Lula no Senado


Teresa Leitão critica debate antecipado sobre sucessão de Lula e classifica como etarismo: "preconceito cruel"