Governo de Pernambuco avança na reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Yan Lucca | Publicado em 27/12/2024, às 10h58

Imagem de Nossa Senhora da Conceição que fica no Santuário - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com
COMPARTILHE:

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (26), a liberação da segunda etapa das obras de reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição, zona norte do Recife.

A iniciativa marca a continuidade dos trabalhos para requalificar o espaço, que sofreu um grave desabamento em 30 de agosto, provocando a morte de duas pessoas e ferimentos em outras 29.

Com um investimento previsto de R$ 2,79 milhões, o novo termo de fomento foi firmado entre o Estado e a Arquidiocese de Olinda e Recife para realizar obras complementares que incluem a recuperação do piso, instalação de forro, substituição de esquadrias e melhorias estruturais. Essas intervenções darão ao Santuário condições plenas de uso e prometem restituir a sua condição original.

“É com muita alegria que estamos dando seguimento ao compromisso firmado por nós, do Governo de Pernambuco, de devolver à população um símbolo do Recife e do Estado, que é o santuário de Nossa Senhora da Conceição. Fizemos, na primeira etapa, o que era necessário para a realização da Festa do Morro, e, neste segundo momento, vamos entregar esse espaço totalmente recuperado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Foco na segurança e na funcionalidade

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), responsável pela execução do projeto, destacou que a segunda fase incluirá a instalação de sistemas modernos de refrigeração, iluminação, som, para-raios e câmeras de monitoramento, além de melhorias em acabamentos internos. De acordo com a secretária Simone Nunes, as intervenções deverão ser concluídas em até 90 dias.

As obras devem corrigir problemas estruturais agravados por infiltrações e pela falta de manutenção, conforme apontou o laudo pericial do Instituto de Criminalística (IC).

O documento revelou, também, que a oxidação de peças metálicas foi o principal fator para o desabamento, ocorrido enquanto a igreja promovia a distribuição de cestas básicas.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Colaboração entre Prefeitura e Governo

Desde o desabamento, a Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco têm atuado na recuperação do Santuário. A Prefeitura foi responsável pela remoção dos entulhos e pela segurança do local nos dias seguintes ao acidente. Já o Estado assumiu a reconstrução, iniciando com a entrega da estrutura metálica do teto em novembro, antes da 120ª edição da Festa do Morro.

Enquanto o Governo do Estado avança na recuperação estrutural, o prefeito João Campos anunciou a restauração da imagem de Nossa Senhora da Conceição, um ícone trazido da França em 1904. A estátua, com 3,5 metros de altura e 1.840 quilos, é um marco histórico e religioso para a cidade.

governo de pernambuco Morro da Conceição restauração

Leia também

Yves Ribeiro assumirá secretaria-executiva em Itapissuma após sair da Prefeitura do Paulista


Lideranças do PT se preocupam com baixa popularidade de Janja e possível impacto em Lula


Raquel diz que dinheiro obtido com concessão da distribuição da Compesa será aplicado em recursos hídricos