Exposição de Romero de Andrade Lima celebra mestres que inspiraram sua trajetória de mais de 40 anos

Yan Lucca | Publicado em 21/10/2024, às 15h01 - Atualizado às 16h07

A exposição ocorre na Galeria Terra Brasilis - 📸 Divulgação
COMPARTILHE:

O artista recifense Romero de Andrade Lima estreia na próxima quarta-feira (23), às 18h, sua exposição "Na Trilha dos Mestres Estrelados", na Galeria Terra Brasilis que reúne 12 pinturas inéditas, em homenagem aos artistas que influenciaram Romero ao longo de seus mais de 40 anos de carreira.

Entre os homenageados estão pintores pernambucanos e de outros locais, como Francisco Brennand, Reynaldo Fonseca, Renoir, Van Gogh, Lula Cardoso Ayres, Vicente do Rêgo Monteiro e Gilvan Samico, que foram reverenciados nesta exposição especial.

O recifense Romero de Andrade começou a desenhar, pintar e esculpir ainda na infância sob a orientação de seu tio e padrinho, Ariano Suassuna. Aos 23 anos, iniciou sua carreira profissional, dedicando-se exclusivamente à arte.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

A partir de 1988, além de sua produção individual como artista plástico, Romero passou a colaborar em projetos de teatro e vídeo, inspirado pelas experiências de artistas como Chagall, Miró e Picasso, criando cenários, figurinos e iluminação, além de atuar na direção de espetáculos e na criação de textos.

De acordo com Ricardo Bandeira de Melo, da Galeria Terra Brasilis, Romero é um dos principais artistas pernambucanos a figurar uma carreira sólida de mais de quatro décadas. "É uma grande alegria para a Terra Brasilis realizar sua primeira exposição individual com um artista tão especial. As pinturas, feitas especialmente para essa ocasião, são belíssimas. O trabalho de Romero transmite uma nostalgia sublime e uma felicidade pura, que aquece o coração. A Galeria completou dois anos no último dia 20 de outubro, e não poderíamos celebrar de maneira mais apropriada do que com uma exposição como esta", afirmou.

A exposição também contará com a exibição de um curta-metragem sobre Romero de Andrade Lima, produzido pela cineasta Kátia Mesel especialmente para o evento. Kátia, outra renomada artista com destaque para suas produções de audiovisual, também já produziu sobre vários artistas de Pernambuco, como "Figurativo Nativo X Abstrato Inato", que retrata a obra de Cícero Dias, e "Bajado, um Artista de Olinda", sobre Euclides Francisco Amâncio, o Bajado, foi a escolha para dirigir esse trabalho.

>>> Fique por dentro da cultura pernambucana no Jamildo.com

A exposição ficará na galeria por um mês, encerrando em 23 de novembro. Para a visitação é necessário o agendamento através do WhatsApp (81) 9 9476-2561, de segunda a sábado, com entrada gratuita. A galeira fica localizada na Av. 17 de Agosto, 2640 — Casa Forte, Recife.

Pernambuco Cultura Romero de Andrade Lima

Leia também

Amupe promove seminário para gestores eleitos sobre administração municipal


Livro de conservadores pernambucanos enaltece acampamento bolsonarista no Comando Militar do NE


Vinte produtores culturais cobram recursos prometidos pela Prefeitura de Olinda; entenda