Cientista político pernambucano explica em livro por que a democracia brasileira não morreu

Jamildo Melo | Publicado em 06/08/2024, às 07h56

Marcus André Melo é mais conhecido fora do Recife do que na capital pernambucana - You Tube
COMPARTILHE:

O cientista político pernambucano Marcus André Melo, em parceria com o também professor Carlos Pereira, lança, nesta quinta-feira, na Academia Pernambucana de Letras (APL), no Recife, o livro
"Por que a democracia brasileira não morreu?".

Marcus André Melo é professor da UFPE e o co-autor Carlos Pereira é da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já tendo lecionado em Nova York. Marcus André Melo também é colunista da Folha de São Paulo.

Na obra, com o selo da Companhia das Letras, os autores se propõem a analisar as razões que explicam a resiliência da democracia brasileira na última década.

O livro destaca o governo de Bolsonaro, mas analisa também as manifestações de junho de 2013, o impeachment da ex-presidente Dilma e também o primeiro ano de Lula III.

O título do livro é uma provocação direta ao best seller de Levitsky e Zyblatt, "Como Morrem as Democracias".

Para os autores, o livro de Levitsky e Zyblatt examinaria a questão sob o ponto de vista do opressor e não focaliza nos fatores de resiliência da democracia.

Na avaliação deles, para sorte do Brasil, entre estes fatores estão o forte multipartidarismo, o Supremo Tribunal Federal (STF) e a sociedade civil brasileira.

No lançamento em Brasília, Roberto Barroso, do STF, e Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, abriram espaço em suas agendas para prestigiar o lançamento.

No livro os autores apresentam também uma interpretação nova para o impeachment da ex-presidente Dilma.

Nesta avaliação, eles não veem o episódio como produto da chamada "República de Curitiba", mas como um processo de quebra da coalizão que sustentava os governos do PT até então.

Lançamento na APL

O lançamento da publicação, na APL, terá a participação da autora Nara Pavão, também da UFPE, além do ex-ministro e imortal José Paulo Cavalcanti Filho. O debate deve contar com a presença da vice-governadora Priscila Krause, além do ex-vereador do Recife André Regis.

Na cena local, o Blog do Jamildo é o único a publicar sobre autores pernambucanos.

Democracia Livro Marcus André Melo

Leia também

Jornalista pernambucano lança livro sobre discos de Elton John


Escritora pernambucana escreve sobre diversidade e inclusão na infância e adolescência


Cida Pedrosa recebe prêmio internacional pela carreira literária