Prefeitura esclarece indicação e substituição de membro na comissão de seleção de creches

Yan Lucca | Publicado em 25/11/2024, às 16h47 - Atualizado às 17h26

Confira a resposta da PCR - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com
COMPARTILHE:

Mais cedo, o Blog do Jamildo noticiou a alteração promovida pela Secretaria de Educação do Recife na composição da comissão de seleção de creches parceiras. A mudança substituiu o vice-presidente do grupo, Francisco Soares de Santana, por outro membro indicado pelo Conselho Municipal de Educação, um órgão independente.

O tema ganhou repercussão entre os opositores do prefeito João Campos (PSB), que voltaram a explorar o nome de Francisco Soares como um dos supostos pivôs do que chamaram de “escândalo das creches” durante a campanha eleitoral.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

A figura de Francisco Soares entrou no centro do debate público ainda no primeiro turno das Eleições 2024. Na ocasião, o então candidato governista Daniel Coelho (PSD) questionou, durante um debate na TV Globo, qual seria a relação da gestão João Campos com Francisco, apontando possíveis conflitos de interesse.

De acordo com a oposição, Francisco Soares de Santana acumulava o cargo de vice-presidente da comissão responsável pela seleção de creches privadas com uma atuação profissional no Instituto de Consultoria, Cidadania e Assessoria Social de Pernambuco (ICCASPE). Essa Organização Social foi contemplada com a administração de nove unidades, levantando suspeitas de favorecimento e conflitos de interesse por parte da gestão municipal.

Em nota enviada ao site, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, esclareceu que:

João Campos Prefeitura do Recife Oposição

Leia também

PSB defende participação na nova mesa diretora da Alepe


Recife retira da comissão de creches parceiras acusado de envolvimento com OS responsável por 922 crianças


Seminário no Recife discute o impacto da Reforma Tributária nos contratos de concessão