Clara Nilo | Publicado em 09/09/2025, às 10h56 - Atualizado às 11h12
A Prefeitura do Recife iniciou, na noite da última segunda-feira (8), um curso gratuito de capacitação em pintura para moradores da Comunidade do Pilar, no bairro do Recife. A formação segue até a sexta-feira (12) e é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, o Gabinete do Centro e as Tintas Coral.
Vinte moradores participam da iniciativa, que combina aprendizado técnico com aplicação prática nas ruas do projeto “Rota da Infância”.
Além da formação, o grupo fará uma visita à fábrica da Coral para conhecer os processos de produção. Após a conclusão, os participantes serão contratados temporariamente para realizar a pintura da rota, que conecta o habitacional Papa Francisco, a praça requalificada, espaços de lazer, creche e escola por meio de um trajeto seguro para a primeira infância.
A secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Isabella de Roldão, defendeu que a parceria alia teoria e prática, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.
“É uma satisfação contribuir para a capacitação das pessoas do Pilar e para a construção dessa Rota da Infância, tão importante para a comunidade. A iniciativa vai servir para aprimorar habilidades, além de transformar vidas”, disse ela.
Já para a chefe do Gabinete do Centro, Ana Paula Vilaça, a ação soma-se a outras melhorias estruturais e sociais na comunidade.
“A Prefeitura tem investido em ações permanentes no Pilar, trazendo não apenas infraestrutura, mas também capacitações educacionais e profissionais que geram oportunidades, qualidade de vida e alegria através das cores”, disse.
A primeira etapa da pintura da rota será concluída ao fim do curso. A segunda fase está prevista para novembro e contemplará as demais ruas do projeto. A escolha das artes terá participação direta dos moradores, com o objetivo de reforçar o caráter comunitário da iniciativa.
Antônio Moraes cobra desenvolvimento para Mata Norte
UFPE inaugura campus em Sertânia com 175 alunos e promessa de curso de Medicina
Rodrigo Pinheiro inaugura TV pública em Caruaru