Governo do Estado lança edital inédito de Concurso Público Unificado com 460 Vagas

Ana Luiza Melo | Publicado em 08/10/2025, às 19h50 - Atualizado às 20h03

As 460 vagas estão distribuídas em três blocos: formação específica de nível superior; qualquer área de formação de nível superior; e formação de nível médio. Cada um com dia e turno exclusivo de provas. - Foto: Yacy Ribeiro/Secom
COMPARTILHE:

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), publicará nesta quinta-feira (9), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE).

A iniciativa é inédita no Estado e visa modernizar e ampliar o acesso aos cargos públicos, ofertando um total de 460 vagas para nove órgãos em cargos de níveis Médio e Superior.

Conforme anúncio oficial, as provas do certame serão realizadas em duas datas, 14 e 21 de dezembro de 2025, e ocorrerão em 10 municípios pernambucanos: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Floresta, Palmares, Petrolina, Recife e Salgueiro.

O edital do primeiro concurso público unificado de Pernambuco será publicado no Diário Oficial de amanhã. São 460 vagas distribuídas por nove órgãos do Estado, e o mais interessante é que um candidato vai poder, em apenas um certame, concorrer a até três cargos distintos. Essa será uma excelente oportunidade para todos os que desejam fazer parte da equipe que está mudando Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.

As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas até o dia 7 de novembro, exclusivamente pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC), responsável pela organização.

As 460 vagas estão distribuídas em três blocos: formação específica de nível superior; qualquer área de formação de nível superior; e formação de nível médio. Cada um com dia e turno exclusivo de provas.

A secretária de Administração, Ana Maraíza, classificou o CPU-PE como um "marco na modernização da gestão pública estadual", com o objetivo de "atrair profissionais de excelência".

Ao publicar esse edital, o Governo de Pernambuco tem o objetivo de atrair profissionais de excelência para integrar o quadro de servidores do Estado, contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à população”, pontuou a titular da pasta.

A realização de grandes certames para recomposição do quadro de servidores estaduais é um tema recorrente na agenda do Governo e tem sido acompanhada pelo Jamildo.com.

Raquel Lyra governo de pernambuco Concurso Unificado

Leia também

Projeto que aumenta tempo de integração temporal para três horas avança na Alepe


Raquel Lyra anuncia compra de hospital em Paulista por R$ 170 milhões


Discurso nos 20 Anos de jornalismo digital: Gratidão, estoicismo e solidariedade