Enem dos Concursos: Resultados individuais já estão disponíveis; candidatos devem confirmar participação em cursos de formação

Yan Lucca | Publicado em 04/02/2025, às 14h48

Confira mais detalhes - Rovena Rosa / Agência Brasil
COMPARTILHE:

Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já podem acessar seus resultados individuais no site oficial da seleção, na Área do Candidato, a partir desta terça-feira (4). O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e a Fundação Cesgranrio divulgaram a lista definitiva do Bloco 8, de nível médio, além das listas provisórias dos Blocos 1 a 7 e da primeira convocação para cursos de formação.

Modelo inovador e democratização do acesso

O CPNU, criado para ampliar o acesso ao serviço público e promover maior diversidade na Administração Pública, ofereceu 6.640 vagas para 21 órgãos e entidades. A seleção atraiu quase 1 milhão de inscritos de praticamente todos os municípios brasileiros. As provas foram aplicadas em 228 cidades e 3.647 locais, garantindo que os candidatos realizassem o exame o mais próximo possível de suas residências.

Uma das inovações desta edição foi a reserva de vagas para candidatos indígenas, além das cotas já existentes para pessoas negras e com deficiência. Também foi concedida isenção da taxa de inscrição para mais de 600 mil candidatos.

“Estamos ansiosos para que vocês cheguem logo aqui no Governo Federal. Estamos precisando muito dessa colaboração de vocês. Parabéns a todas as pessoas aprovadas e a todas que participaram. Foi uma grande inovação que fizemos e estamos muito felizes com o resultado”, declarou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

A ministra reforçou a importância da confirmação para os cursos de formação: “Queria reforçar para aqueles que passaram, especialmente aqueles que têm curso de formação para fazer, que não deixem de confirmar na área do candidato até amanhã, dia 5 de fevereiro. É super importante porque isso garante sua vaga”.

Divulgação das listas e cursos de formação

Os candidatos podem conferir os resultados individuais para cada cargo em que se inscreveram, assim como as listas de classificação no site do Ministério da Gestão e da Fundação Cesgranrio.

A convocação para os cursos de formação exige confirmação obrigatória até as 23h59 de quarta-feira (5). Essa etapa é eliminatória e classificatória para nove cargos. Quem não confirmar sua participação será automaticamente eliminado da disputa pelo cargo convocado e por aqueles indicados como de menor preferência no momento da inscrição, permanecendo apenas para os de maior interesse.

As listas de classificação para os cargos de nível superior ainda são provisórias, pois o resultado final será divulgado apenas em 28 de fevereiro, após o período de confirmação para os cursos de formação.

Publicação no Diário Oficial da União

Os resultados do CPNU também serão publicados no Diário Oficial da União (DOU) em edição extra na tarde desta terça-feira. Serão oito editais:

Live tira-dúvidas e nova Caixa Postal do Gov.br

Para orientar os classificados, haverá uma live nesta terça-feira (4), às 16h, sobre os resultados do CPNU. O evento esclarecerá dúvidas sobre os próximos passos do concurso.

Além disso, o Governo Federal lançará uma Caixa Postal Individual dentro da plataforma Gov.br, permitindo um canal seguro para comunicação oficial. A estreia da ferramenta ocorrerá com o chamamento dos aprovados no CPNU, garantindo informações personalizadas sobre os próximos passos no processo de ingresso na Administração Pública Federal.

A Fundação Cesgranrio também enviará mensagens por e-mail e WhatsApp aos candidatos convocados para cursos de formação a partir das 10h desta terça-feira (4).

Próximos passos

Para acessar os resultados e conferir as listas de convocação, acesse o site oficial do CPNU ou o portal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Brasil Governo Federal Concursos

Leia também

Mendonça Filho planeja derrubar decreto de Lula sobre disciplinamento do uso das forças de segurança


Alessandro Carvalho afirma que clubes devem "cortar vínculo" com torcidas organizadas


Conta de luz pode cair em Pernambuco, a partir de abril