Congresso da Compolítica 2025 debate ciência aberta, dados e democracia na era digital, no Recife

Jamildo Melo | Publicado em 10/05/2025, às 05h51 - Atualizado às 06h03

Vida moderna acelera uso digital - Discover Magazine
COMPARTILHE:

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) realiza, de 14 a 16 de maio de 2025, o seu 11º Congresso, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife.

Com o tema “Ciência Aberta, Humanidades Digitais e monetização de dados: desafios democráticos e epistemológicos para a pesquisa em Comunicação e Política”, o evento reunirá pesquisadores, estudantes e profissionais para discutir os impactos das tecnologias digitais e da economia de dados nas ciências humanas.

Os organizadores explicam que a proposta do encontro trata de questões cada vez mais presentes no nosso cotidiano: como os dados que geramos na internet são usados, quem controla essas informações e como isso afeta a forma como produzimos conhecimento científico e tomamos decisões públicas.

"O Congresso da Compolítica 2025 convida seus participantes a refletirem: como democratizar a produção de conhecimento num cenário cada vez mais controlado por algoritmos e empresas de tecnologia? Como garantir que a ciência continue sendo uma ferramenta de transformação social?", afirmam, em informe ao site Jamildo.com

A programação inclui conferência, oficinas, mesas redondas e apresentações de trabalhos. "O evento será um espaço para pensar criticamente os rumos da pesquisa em comunicação e política no Brasil — e no mundo", dizem os organizadores.

O Congresso é uma realização da Compolítica em parceria com a Unicap e conta com o financiamento da Capes e do CNPq. As inscrições e mais informações estão disponíveis no site oficial: congresso2025.compolitica.org.

Programação Resumida – Compolítica 2025

📅 14 de maio (quarta-feira)


📅 15 de maio (quinta-feira)


📅 16 de maio (sexta-feira)

Democracia era digital dados

Leia também

Projeto imobiliário do Novo Cais lança novas torres no Estelita, de olho no Porto Digital


Leandro Karnal defende letramento digital e ação prática na gestão municipal


Recife tem a primeira turma de profissionais autistas no setor de tecnologia do Nordeste