Alepe promove curso de finanças pessoais e inteligência financeira gratuitamente

Plantão Jamildo.com | Publicado em 10/11/2025, às 16h45 - Atualizado às 18h04

Escola da Alepe fará curso com disponibilidade para população - Divulgação
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Na terça-feira (11) a Escola da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) inicia um curso de formação para organização financeira. O evento com vagas limitadas trará dicas de Inteligência Financeira e Finanças Pessoais, através de aulas com o professor Lucivaldo Marques, membro da ABRACEM (Associação Brasileira de Consultores Empresariais).

A ideia é ensinar os inscritos como planejar e gerir seus recursos de forma alinhada e estratégica, com comportamento financeiro mais consciente e inteligente.

O público-alvo para as aulas são os próprios servidores da Alepe, parlamentares, assessores, lideranças públicas e qualquer público geral interessado no tema.

O curso ocorrerá no Auditório da Escola do Legislativo da Assembleia, na Rua da Aurora, em Santo Amaro, com entrada pela rua João Lyra, nos dias 11 e 13 de novembro das 8h30 às 12h30.

Os temas abordados envolvem controles de despesas, diagnósticos financeiros, planejamentos básicos e investimentos, com foco em gestões mais conscientes sobre finanças.

Comportamento financeiro consciente e uso inteligente e equilibrado do dinheiro são ideias a serem desenvolvidas nos participantes ao decorrer do curso. 

Consultor do curso, Luciano tem mais de 16 anos de experiência na área financeira e organizacional, com graduação em Administração e pós-graduado em Gestão Financeira.

Pernambuco é estado do Nordeste com maior número de inadimplentes 

Segundo pesquisa feita pela Serasa Experian, Pernambuco é o maior estado do Nordeste em pessoas inadimplentes, com 41,5% dos adultos nessa situação.

Apesar dos índices negativos, o estado fica fora do Top 10 das unidades federativas com mais nomes sujos. A maioria dos locais estão na região Norte. Os piores resultados são do Amazonas (com 51,8%), Rio de Janeiro, e Amapá. 

Os pernambucanos também são uma das populações com as menores rendas mensais, ficando em 18º lugar nos dados divulgados pelo IBGE no segundo trimestre de 2025. O estado ainda conseguiu um aumento no rendimento em relação ao trimestre anterior, de R$2.689 para R$ 2.720. 

alepe finanças pessoais curso

Leia também

Kari Santos sofre ataques xenofóbicos após COP30 e recebe apoio de lideranças do PT


Waldemar Borges critica falas de Raquel Lyra e chama de "narrativas" declarações em Fernando de Noronha


De olho no Senado, Silvio Costa Filho cola em Lula durante agendas