Plantão Jamildo.com | Publicado em 10/11/2025, às 17h29 - Atualizado às 17h30
Durante reunião na sede da Maersk, os dirigentes da companhia detalharam o cronograma de execução e informaram que novas áreas já estão sendo formalmente adquiridas para expansão da estrutura. Inicialmente prevista para 2034, a segunda etapa do empreendimento será iniciada em 2027, devido à expectativa de esgotamento da capacidade da primeira fase.
O diretor-superintendente da APM Terminals, Daniel Rose, afirmou que o projeto reforça a estratégia da companhia no Nordeste. “Acreditamos muito no potencial do nosso terminal em Suape e vemos espaço para ampliar o investimento em um futuro próximo. Nossa meta é consolidar um equipamento de alta tecnologia que fortaleça o setor logístico e industrial da região”, disse.
O terminal terá capacidade inicial de 400 mil TEUs por ano — unidade padrão utilizada no transporte de contêineres. Durante as obras, estão sendo gerados cerca de 2 mil empregos diretos e 4 mil indiretos. Na fase de operação, a previsão é de 250 postos diretos e mais de 2 mil indiretos.
A APM Terminals também informou que estão em andamento tratativas sobre a integração operacional do terminal com obras estruturantes do Porto de Suape, incluindo dragagem interna, dragagem externa e requalificação do molhe.
Participaram do encontro executivos da Maersk, representantes de entidades empresariais e do setor produtivo, entre eles o presidente da Fiepe, Bruno Veloso, o vice, Massimo Cadorin, o presidente do Sindaçúcar/PE, Renato Cunha, e o vice-presidente do Movimento Atitude, Marcelo Guerra.
Suape anuncia R$ 1,3 bilhão em novos investimentos e foca em energia limpa na celebração de 47 anos
Construção da retroárea do novo terminal de contêineres de Suape vai gerar 500 empregos
APM Terminals Suape inicia construção do primeiro terminal 100% elétrico da América Latina