Jamildo Melo | Publicado em 23/08/2025, às 10h28 - Atualizado às 11h11
Em entrevista ao PodJá, o podcast do site Jamildo.com, o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, confirmou que a cidade de Goiana, sede da fábrica de veículos da Jeep, terá ajuda do governo Federal para a instalação de um aeroporto.
Ele disse que a iniciativa integra o plano do Governo Federal junto a iniciativa privada de fortalecimento da infraestrutura logística do município, com o objetivo de melhorar a conectividade, atrair investimentos, gerar empregos e impulsionar o turismo de negócios.
O mais novo episódio do programa vai ao ar a partir das 14 horas deste sábado, no canal do site no You Tube (Jamildo Melo Oficial)
A implantação do novo aeroporto foi anunciada no meio das eleições suplementares da cidade, pelo grupo Sada Transportes, em Minas Gerais, em abril passado. O site Jamildo.com revelou, em primeira mão, o projeto empresarial.
"Eu tive reunido com a Sada, que é um grande grupo de operadores de transporte de caminhões e cargas no Brasil. Eles estão dispostos efetivamente a construir o aeroporto em Goiana. Eles estão analisando oportunidades. A gente teve reunido com o prefeito Marcílio, com o deputado Júnior Uchoa, com o deputado Sileno Guedes e a ideia é fazer ali um transporte de cargas, porque pretende atender não só a Fiat, a Jeep, mas atender a Vivix e, hoje, temos ali novas indústrias", explicou Sílvio Costa Filho.
"... ali virou um grande polo industrial. A ideia é que possa ser pensado ali um transporte de cargas, que pega também uma parte da Paraíba. Então criamos um grupo de trabalho, onde vamos fazer uma reunião em setembro, in loco, para que a Sada já comece a identificar umas áreas do município. Contará com o nosso apoio, com o apoio do presidente Lula para que a gente possa avançar", afirmou.
O encontro aconteceu na última quarta-feira, com a participação do prefeito de Goiana, Marcílio Régio, e representantes do Grupo Sada, transportadora vinculada à Stellantis. Também participaram do encontro o prefeito de Itambé, Armando Pimentel; e os deputados Sileno Guedes e Júnior Uchoa.
O ministro destacou que a criação de um aeroporto, em conjunto com outras obras, é fundamental para aumentar a competitividade local e gerar desenvolvimento sustentado.
No episódio, Costa Filho citou outras ações por Pernambuco.
"Como nós estamos avançando no aeroporto de Caruaru, uma obra de 170 milhões de reais. Concluímos o aeroporto do Recife, A segunda etapa e a terceira etapa 500 milhões de reais. No ano passado, fizemos a ampliação no aeroporto de Petrolina, 70 milhões de reais. Estamos com o aeroporto de Serra Talhada em andamento, 40 milhões de reais de investimentos e estamos com um olhar para outros aeroportos em Pernambuco para fortalecer o turismo de lazer e de negócios", disse.
Pré-candidato ao Senado, Silvio Costa Filho reforça apoio a aeroporto em Goiana
Presidente da SADA explica benefícios do projeto do aeroporto de Goiana
Prestígio: Marcilio e Eduardo Honório vão a Minas Gerais a convite da Sada para anúncio de construção de aeroporto em Goiana