A SADA, reconhecida como uma das principais empresas de logística de Minas Gerais, lidera projetos estratégicos, como o Aeroporto de Betim.
por Ana Luiza Melo
Publicado em 11/04/2025, às 14h31
O presidente da SADA, Vittorio Medioli, anunciou, nesta semana, um pré-projeto para a construção de um aeroporto em Goiana, Pernambuco. A SADA, reconhecida como uma das principais empresas de logística de Minas Gerais, lidera projetos estratégicos, como o Aeroporto de Betim, também conhecido como Aeródromo Inhotim.
Em parceria com a Jeep, integrante do grupo Stellantis, a iniciativa promete gerar desenvolvimento e milhares de empregos para as regiões envolvidas.
“Uma proposta de fazer um aeroporto para desenvolver o turismo e também a aviação de negócios no município de Goiana já foi aceita por Marcílio, e nós já temos até um pré-projeto estudado pela SADA. A ideia é criar uma conexão direta entre Goiana e Betim, fazendo uma irmandade entre os dois municípios”, afirmou Medioli.
Para o presidente da SADA, Goiana tem potencial para se tornar em Pernambuco o que Betim representa para Minas Gerais: um município de excelência, com bons serviços, infraestrutura de qualidade e suporte adequado à sua população. “Mas, para isso, é preciso ter um bom prefeito”, declarou. Vittorio, empresário italiano naturalizado brasileiro, também é ex-prefeito do município de Betim (MG), cuja gestão ocorreu de 2017 a 2024.
Medioli também destacou o impacto econômico e social do projeto: “É importante dar apoio aos empresários, porque eles trazem empregos, renda e incentivam o crescimento. Há também um polo de fornecedores que está sendo estudado pela Jeep e pela SADA. Esse polo Jeep está destinado a crescer muito”, pontuou.
Na ocasião, Vittorio Medioli estava acompanhado do deputado estadual Guilherme Uchoa Jr., do candidato à prefeitura de Goiana, Marcílio Régio (PP) e do ex-prefeito Eduardo Honório (UB), em Minas Gerais. Marcílio garantiu que, sendo eleito, o aeroporto entra de imediato em linha de prioridade da gestão.
O Aeroporto de Betim, também chamado de Aeródromo Inhotim, está em construção próximo ao Distrito Industrial Bandeirinhas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sob propriedade privada do Grupo SADA, em parceria com a Stellantis, o aeroporto deve iniciar suas operações em 2025.
Com uma pista de pouso de 1.800 metros, que poderá ser ampliada para 2.500 metros no futuro, o empreendimento será voltado para aviação executiva, voos charter, transporte de cargas e voos regionais. Além disso, oferecerá suporte para manutenção e hangaragem de aeronaves.
O investimento inicial é de R$ 190 milhões, mas pode atingir R$ 450 milhões, dependendo da expansão. A expectativa é que o projeto gere de 15 mil a 20 mil empregos diretos e indiretos, consolidando sua relevância para o crescimento econômico e tecnológico da região.