Reforma tributária será benéfica para construção civil, diz consultor no Conami

Jamildo Melo | Publicado em 30/10/2025, às 09h28

Presidente do Conselho Consultivo do CBIC e Betinha Nascimento, vice-presidente do Sinduscon falaram em entrevista para Jamildo Melo - Cynara Maíra- Jamildo.com
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

O consultor José Carlos Martins, presidente do Conselho Consultivo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), afirmou, nesta quarta-feira (29), no Congresso Nacional do Mercado Imobiliário (Conami), que a reforma tributária será boa para o setor.

"A reforma tributária foi boa para o setor na medida em que inviabiliza o informal. Não vai poder ter jeitinho", afirmou, explicando que para recuperar o imposto pagos na cadeia de fornecedores os empresários precisarão que todos estejam na formalidade.

José Carlos Martins defendeu ainda que o mercado vai se beneficiar com os incentivos garantidos pela reforma tributária para retrofit, nas grandes cidades.

Na sua palestra no evento, o consultor afirmou que a capital pernambucana tem um potencial enorme para explorar nesta direção, antes de citar o Rio de Janeiro. "A legislação que o Rio de Janeiro tem é inacreditável. Minimizaram o alvará de construção e trouxeram para o centro da cidade. Mil metros no centro (menos atrativo) dão direito a cinco mil na zona sul (mais atrativa). É um esquema Robin Hood que deu um boom imobiliário incrível". 

"Hoje a situação é muito complicada para a gestão e vai mudar. Há empreendimentos que são obrigadoS a lidar com 600 fornecedores. Veja, uma fábrica de veículos lida com 15 fornecedores", comparou.

Na sua palestra, José Carlos Martins defendeu que o setor busque um olhar para além do presente.

"Como vamos para o futuro? Como vamos para frente? estamos em um momento bom e precisamos aproveitar, como aconteceu em 2003. Naquela época, havia os mutirões habitacionais e eram de baixa qualidade. Para os prefeitos, era um pepino, pois eles tinham que criar infra depois de feitos", relembrou.

"Nós trabalhamos duro na CBIC para o governo entender que era necessário criar moradias dignas. Nasceu ali o Minha Casa Minha Vida. As pesquisas diziam que as pessoas queriam segurança na época, mas a habitação digna entregava 5 coisas em uma, como espaço para educação, convivência em família". 

O CONAMI vai até esta quinta-feira (30), no Recife Expo Center. 

Habitação Minha Casa Minha Vida Conami

Leia também

Raquel Lyra explica reabertura de edital do Concurso Unificado e indica provas ainda para 2025


CONAMI 2025: Palestra "Cidades Inteligentes" foca em inteligência artificial, segurança pública e povoamento urbano


Ricardo Leitão: Julgar e punir, nunca esquecer