Ranking de competitividade mostra Recife na frente, mas interior com vantagem contra RMR

Cynara Maíra | Publicado em 28/08/2025, às 08h37 - Atualizado às 10h03

Dos seis maiores colégios eleitorais de Pernambuco, apenas Recife, Caruaru e Petrolina aparecem no top 10 de cidades mais competitivas de Pernambuco - Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

O Recife é o município mais competitivo de Pernambuco, ocupando a 61ª posição no ranking nacional do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025.

O levantamento, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) na quarta-feira (27), mostra que o interior do estado domina a lista dos dez mais bem colocados, com apenas mais uma cidade da Região Metropolitana (RMR) presente no grupo. O Jamildo.com já divulgou as informações do estado de Pernambuco

A capital pernambucana foi o único município do estado a figurar entre os 100 melhores do país. Apesar da liderança local, o Recife caiu oito posições em relação ao ranking de 2024, quando ocupava o 53º lugar.

O Ranking de Competitividade dos Municípios está na sexta edição e analisou 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. O estudo é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos.

O desempenho do Recife

A queda de oito posições do Recife no ranking geral é resultado de um desempenho misto. A cidade mostrou estabilidade na dimensão Instituições, na qual subiu dois lugares e alcançou a 16ª posição nacional. O mesmo ocorreu em Economia, com leves avanços em Inovação e Dinamismo Econômico (+3) e Telecomunicações (+3).

A maior oscilação ocorreu na dimensão Sociedade, em que a capital caiu 20 posições. Isso porque a cidade mostrou disparidade em tópicos vinculados com saúde.

Enquanto teve um salto de 176 posições em Acesso à Saúde,o Recife teve uma queda de 100 posições em Qualidade da Saúde. A área de Saneamento também sofreu uma queda, descendo 40 postos no ranking nacional.  

O melhor desempenho do Recife entre os 13 pilares avaliados foi em Capital Humano, no qual a cidade ocupa a 7ª posição no país. Já o pior resultado continua sendo em Segurança Pública, pilar em que a capital ficou na 387ª posição entre os 418 municípios, caindo 19 lugares em relação ao ano anterior.

Interior se destaca no ranking estadual

A análise do desempenho pernambucano mostra melhores resultados fora da RMR. Dos dez municípios mais bem colocados, oito são do interior, divididos entre o Sertão, o Agreste e a Zona da Mata.

Além do Recife, apenas Abreu e Lima, na 253ª posição nacional, representa a Região Metropolitana no top 10 estadual. Cidades como Serra Talhada (222ª), Caruaru (225ª) e Garanhuns (229ª) aparecem logo após a capital. 

Ranking dos 10 municípios mais competitivos de Pernambuco:

Em parênteses, está a posição nacional das cidades em relação ao ranking geral: 

  1. Recife (61ª)

  2. Serra Talhada (222ª)

  3. Caruaru (225ª)

  4. Garanhuns (229ª)

  5. Goiana (234ª)

  6. Abreu e Lima (253ª)

  7. Petrolina (259ª)

  8. Araripina (262ª)

  9. Belo Jardim (264ª)

  10. Gravatá (275ª)

economia Recife Caruaru Pernambuco Petrolina Serra Talhada

Leia também

Ministro Silvio Costa Filho autoriza início das obras de dragagem do Porto de Suape nesta sexta-feira (29)


Pernambuco mantém posição no ranking de competitividade; segurança e solidez fiscal são pontos de melhora


Estudo revela estratégias digitais da extrema-direita: Brasil Paralelo investe 4 vezes mais que governo de SP em anúncios