Clara Nilo | Publicado em 02/09/2025, às 11h25 - Atualizado às 11h58
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) tem um novo comando sob o engenheiro Douglas Nóbrega. Ele assumiu nesta segunda-feira (1º) a presidência da estatal em substituição ao advogado Alex Campos, que retorna a Brasília para assumir novas funções profissionais.
Nóbrega já ocupava a Diretoria de Engenharia e Sustentabilidade da Compesa e afirmou que deseja manter a linha de atuação da gestão anterior, com foco na continuidade dos projetos em andamento e nas entregas previstas à população.
Engenheiro mecânico e administrador de empresas, Douglas Nóbrega é mestre em Engenharia Mecânica pela UFPE e possui especializações em Engenharia de Produção, Planejamento e Estratégia, além de MBA em Engenharia Nuclear pela UFRJ. Também é certificado como Project Management Professional (PMP) pelo PMI dos Estados Unidos.
O novo presidente tem passagens por empresas como Ford Brasil, Ambev, Votorantim Cimentos e Reynolds Latasa. Já integrou o Conselho de Administração da Usina Hidrelétrica Jirau e foi superintendente de Engenharia de Geração da Eletrobras Chesf antes de assumir, em 2023, a diretoria da Compesa.
Na última semana, a governadora Raquel Lyra (PSD) apresentou mais detalhes sobre o investimento de R$ 6,1 bilhões na área de recursos hídricos e saneamento, no Programa Águas de Pernambuco.
De acordo com ela, o objetivo do programa seria retomar obras e implementar outras ações para acelerar a meta de democratizar o acesso à água e ao esgotamento sanitário em todas as regiões do estado.
Raquel também colocou a concessão parcial da Compesa como uma maneira de acelerar o processo de ampliação do saneamento.
“Seremos rigorosos nas metas de qualidade e quantidade e, assim, teremos uma verdadeira transformação social e econômica no nosso Estado”, declarou a governadora, sobre o processo de concessão parcial da estatal.
PRF faz maior apreensão de madeira ilegal do país no Sertão de Pernambuco
Comissão da Alepe aprova novos pedidos de empréstimos do governo Raquel Lyra
Julgamento de Bolsonaro: site faz debate ao vivo com Dani Portela e Alberto Feitosa sobre ação no STF