Prefeitura do Ipojuca doa terreno ao Senai para instalação de hub tecnológico na cidade

Cynara Maíra | Publicado em 20/12/2024, às 09h40

Prefeitura do Ipojuca doou terreno para o Senai, em troca, cidade deve ter investimento de R$ 400 milhões - Luiz Santos/Divulgação
COMPARTILHE:

Na quinta-feira (19), a Prefeitura do Ipojuca oficializou a doação de um terreno ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A cerimônia contou com a presença da prefeita Célia Sales (PP), do deputado estadual Romero Sales Filho (UB) e do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Bruno Veloso.

A partir da doação do local, o objetivo é que seja instalado um hub tecnológico, com um investimento estimado em R$ 400 milhões, e a expansão dos cursos oferecidos pelo Senai, voltados para áreas como transição energética, automação, robótica e inteligência geoespacial.

Capacitação para novas demandas industriais

O deputado Romero Sales Filho, articulador da parceria, destacou que a iniciativa coloca Ipojuca na vanguarda da formação profissional para as chamadas “Indústrias 4.0”.

Ele ressaltou o foco em tecnologias sustentáveis, como a produção de hidrogênio verde, e na capacitação de mão de obra para atender demandas futuras do mercado.

Com o apoio da prefeita Célia Sales, consolidamos uma iniciativa que amplia as oportunidades de trabalho em novas áreas do conhecimento, além de fomentar empregos não-sazonais no município”, afirmou Romero, que também agradeceu aos vereadores pela tramitação célere do projeto na Câmara Municipal.

Retomada econômica e parcerias estratégicas

A prefeita Célia Sales atribuiu o caso aos esforços de sua gestão em firmar parcerias para gerar emprego e renda na cidade.

Ela lembrou que o novo hub tecnológico se soma a outros investimentos estratégicos em Ipojuca, como as obras do segundo trem da Refinaria Abreu e Lima e o novo terminal de contêineres do Complexo Portuário de Suape.

Ipojuca segue como a locomotiva do desenvolvimento de Pernambuco. Esta parceria com o Senai reforça nosso compromisso com a empregabilidade dos ipojucanos e a atração de novos negócios para a cidade”, declarou.

Modernização do Senai e impacto regional

Bruno Veloso, presidente da Fiepe, destacou a importância da doação do terreno para viabilizar a ampliação das atividades do Senai em Ipojuca. Ele ressaltou que a posse da área permitirá a modernização da unidade, com a inclusão de novos cursos e treinamentos.

A partir desta assinatura, novas indústrias poderão se instalar na região, encontrando um Senai mais moderno e preparado para atender às demandas do mercado”, afirmou Veloso, ao destacar o papel fundamental da articulação política e administrativa na concretização do projeto.

Célia Sales Ipojuca Fiepe senai Bruno Veloso tecnologia

Leia também

Exclusivo: Raquel vai retomar obras paradas há 10 anos de cadeias em Araçoiaba


Caderneta Digital da Criança da Prefeitura do Recife é lançada com promessa de replicação em outras cidades


Lula Cabral revela novos nomes para nova gestão no Cabo de Santo Agostinho