O presidente da Fiepe, Bruno Veloso, reafirmou que a ferrovia Transnordestina é uma pauta prioritária das ações.
Bruno Veloso | Publicado em 07/12/2024, às 06h35
Por BRUNO VELOSO, em discurso na confraternização da Fiepe com empresários pernambucanos
É com grande satisfação que encerramos mais um ano de desafios e conquistas. Este momento de confraternizar é também uma oportunidade para refletirmos sobre o que alcançamos, juntos, em 2024 e traçarmos perspectivas para o futuro.
O cenário econômico brasileiro apresentou sinais de recuperação ao longo do ano. Apesar das incertezas globais, nossa economia mostrou avanços em áreas como investimentos em infraestrutura, crescimento da produção industrial e recuperação de segmentos importantes para o mercado interno. Em Pernambuco, não foi diferente. Nosso estado vem se consolidando como um polo de inovação e competitividade.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Contudo, a inflação superou novamente o teto da meta, o que fez com que a taxa Selic subisse para 11,25% e com projeção de novos aumentos. O que nos coloca como um dos países com maiores juros reais do mundo, desestimulando o investimento produtivo, aumentando o custo do crédito e dificultando a expansão e modernização industrial. Fatores que se agravam com a valorização do dólar, que pressiona os custos de produção, especialmente para aquelas que dependem de insumos importados.
Por outro lado, o Brasil tem o PIB projetado para crescer 3,4% em 2024 e a taxa de desocupação de 6,2%, no trimestre encerrado em outubro, considerada a menor da série histórica iniciada em 2012. Pernambuco segue a mesma tendência com a redução da taxa de desocupação, que caiu para 10,5% no terceiro trimestre de 2024, *sendo a menor taxa desde o segundo trimestre de 2015*. Embora esses progressos não venham no ritmo que a indústria precisa, a FIEPE acredita que as lições aprendidas durante o ano ajudarão a consolidar um crescimento mais sustentável e inclusivo em 2025.
Dentro do Sistema FIEPE, 2024 foi um ano de transformação e planejamento estratégico. Temos fortalecido a nossa representação, ampliado a nossa comunicação e seguimos avançando com a transformação digital para oferecer uma experiência cada vez melhor para os nossos associados, clientes e parceiros. Projetos que continuarão a todo vapor no ano que se aproxima.
Entre as conquistas mais relevantes para o ambiente de negócios em nosso estado, destacamos o anúncio do fim escalonado do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF), um pleito antigo que, com articulação efetiva da FIEPE e a sensibilidade da governadora, agora se torna realidade.
A ferrovia Transnordestina é uma pauta prioritária de nossas ações. em recente participação na cop-29, em Baku, no Azerbaijão, tive a oportunidade de estar com ministro dos transportes, Renan Filho, que renovou o compromisso com o desenvolvimento do ramal pernambucano. Sabemos que o trecho de Custódia até Suape terá financiamento público e, para isso, se fará necessária grande mobilização política e empresarial para conseguir os recursos para a execução da obra no menor tempo possível.
Em parceria com o CIEPE, a FIEPE tem o papel de ser protagonista nessa articulação e buscar o entendimento com entidades empresariais e políticas para os assuntos relevantes para Pernambuco. A visão é que, apesar dos desafios, há espaço para um futuro mais competitivo e resiliente para a indústria pernambucana.
Esses esforços refletem-se também nas ações das nossas instituições, a FIEPE, o SESI, o SENAI, o IEL e o CIEPE. Com foco na saúde e segurança do trabalhador e na educação fundamental, o serviço social da indústria de Pernambuco consolidou sua presença em diversas áreas educacionais.
Este ano, foram cerca de 8,5 mil alunos estudando nas nossas unidades, um acréscimo de 16% na comparação com o mesmo período do ano passado. E nosso plano para o próximo ano é matricular ainda mais. Passar para 9,5mil.
Uma educação que vem recebendo uma série de reconhecimento e premiações nacionais e internacionais. Entre elas, eu poderia destacar os alunos da unidade do Vasco da Gama e de Moreno, que participaram do campeonato mundial da Microsoft, na Califórnia; lembrar do Silas, da unidade de Camaragibe, um dos pequenos gênios do programa do Luciano Huck; ou ainda as meninas do Paulista, que apresentaram seu dicionário indígena em uma conferência na Costa Rica.
Na robótica, temos outros tantos exemplos, como Luis Fernando do Ibura que levou o nome do Sesi para a Grécia. Foi quase tão longe quanto nossa gerente Claudinéia, convidada para apresentar nossas práticas no G20 de educação na China. E por aí vai.
Conquistas que refletem o compromisso do Sesi de Pernambuco com uma educação de excelência, que prepara seus alunos para os desafios do futuro, com ênfase em inovação, tecnologia e inclusão.
Na área da saúde, o SESI-PE desempenhou um trabalho igualmente importante. Nos serviços especializados em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), serão mais de 500 mil atendimentos ao longo deste ano, apresentando uma elevação de 17,75%.
Aumentos que só foram possíveis com investimento em pessoas e equipamentos e Infraestrutura. E por falar nisso, teremos em 2025 o investimento recorde de mais de R$100 milhões.
O SENAI Pernambuco também se destacou em diversas frentes, consolidando seu compromisso com a educação profissional e o desenvolvimento sustentável. Ao longo de 2024, registrou mais de 60 mil matrículas em suas modalidades de cursos técnicos, qualificação e aperfeiçoamento. As unidades móveis, que levam educação técnica para diversas regiões do Estado, realizaram 1.657 matrículas, promovendo a interiorização do atendimento e alcançando localidades que antes tinham pouca ou nenhuma oferta de cursos profissionais.
Uma formação profissional com qualidade de primeira, literalmente! essa foi a colocação do Senai e Sesi de Pernambuco no ranking que o departamento nacional anunciou na ultima semana. Somos o primeiro lugar no indicador de desempenho da avaliação profissional (Idap) e Saep, com a melhor pontuação do País. Excelência no ensino e que se reflete no mercado de trabalho. O índice de ocupação de egressos dos cursos SENAI-PE terminou o ano em 85,8%.
Como signatário do pacto global, a instituição tem promovido a igualdade de gênero em sua educação, oferecendo cursos técnicos em áreas tradicionalmente dominadas por homens, como eletrotécnica, eletromecânica e manutenção automotiva, em turmas exclusivas para mulheres. Isso sem falar dos cursos em com a Compesa, na formação de encanadoras, e com a Neoenergia, para formação de eletricistas. União feminina que também se fez presente ainda na formação do Comitê Feminino de Liderança Setorial do Sistema FIEPE, que tem envolvido mulheres ligadas às indústrias em prol do empreendedorismo.
A instituição também firmou parcerias importantes com diversas entidades. Entre elas, gostaria de destacar mais uma vez o Governo de Pernambuco, com o projeto Qualifica-PE; a prefeitura do Recife, com o Techdivas; e o porto de Suape, no trabalho realizado pelo observatório da indústria para a ONU.
No nosso Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) os resultados são expressivos. Até outubro deste ano, foram 26.617 de horas técnicas em consultoria em tecnologia, representando uma alta de 22,2%, atendendo mais de 400 empresas.
Já o IEL-PE, desempenha um papel crucial na formação e capacitação de profissionais, no incentivo à inovação e no desenvolvimento de projetos que aproximam a academia das necessidades do setor produtivo. Somente este ano, foram 6.831 estagiários em campo pelo IEL e 1.720 horas de capacitação, mostrando que o instituto vem contribuindo para o treinamento de pessoas e para o fortalecimento das empresas.
Trabalho que também vem recebendo reconhecimento nacional. Isso porque os vencedores da etapa regional do Prêmio IEL de Talentos, realizada em setembro deste ano na sede do IEL-PE, foram os grandes vencedores na etapa nacional da premiação, realizada em Fortaleza, conquistando os primeiros lugares em três categorias distintas.
Compartilho todos esses avanços com o presidente e amigo Ricardo Essinger, que até junho desse ano presidiu essa instituição de forma admirável e nos permitiu traçar caminhos tão exitosos, que hoje damos continuidade. Aproveito para estender o agradecimento à toda nossa diretoria, executivos e colaboradores, que fizeram todos os nossos planos se tornar realidade.
Também gostaria de dedicar um momento para agradecer aos presidentes e dirigentes dos sindicatos filiados à nossa federação. Vocês representam a base e o alicerce de nossa atuação, sendo fundamentais para que possamos cumprir nossa missão de representar e defender os interesses da indústria pernambucana. Nosso reconhecimento e gratidão a todos vocês!
Olhando para 2025, nosso compromisso é manter o ritmo de crescimento e modernização, sempre alinhados às demandas do setor. Continuaremos a trabalhar para fortalecer a competitividade de Pernambuco e fazer com que as oportunidades se traduzam em desenvolvimento sustentável para toda a sociedade.
Leia também
@blogdojamildo